sábado, 15 de janeiro de 2022

Iguatu - Chuvas da pré-estação animam moradores e ajudam no aporte hídrico do açude Trussu

 Dados do portal hidrológico apontam um janeiro bom para o nível hídrico do açude Trussu

As chuvas da pré-estação têm contribuindo para mudar o cenário no interior cearense, período esperado e que deixa moradores animados com boas expectativas. “Acredito que as chuvas sejam bem melhores que ano passado. Terminamos o ano com chuvas, começando janeiro com mais chuvas. Só temos a agradecer a Deus. Mais um ano de seca, seria difícil pra gente que vive no campo”, ressalta o agricultor José Pereira, morador do Sítio Volta, no Distrito de Suassurana.
A esperança de moradores e agricultores é que o cenário melhore ainda mais. “É bonito a gente abrir uma janela de casa, ver os barreiros com água, o campo verde, os animais pastando. Esse clima mais frio deixa a gente até preguiçoso. A chegada do inverno traz alegria pra gente que vive na zona rural e ainda mais quem mora perto do Açude Trussu, é bonito ver ele assim pegando água”, comemora seu José, esperançoso que o período de inverno, que começa em fevereiro e segue até maio, seja ainda melhor que o ano passado.
Dados do portal hidrológico apontam um janeiro bom para o nível hídrico do açude Trussu. O reservatório que abastece Iguatu atualmente acumula 24,27% de sua capacidade que é de 280 milhões de metros cúbicos de água. Nesses primeiros 14 dias de 2022, o açude manteve nível médio de 24%. “O açude Trussu nos últimos dias já vem respondendo às chuvas que vêm caindo aqui na região, ainda não são aqueles aportes necessários para subidas significativas, mas ele vem mantendo seu volume. A gente passou agora no ano de 2021 e 2020 com boas recargas. O açude voltou a apresentar volumes que só tinham acontecido em 2016, mas ainda a gente não superou a marca desses últimos anos, que a gente atingiu no inverno do ano passado, que chegou acima de 30% marcando 30,5%. O Trussu já vem fazendo alguns aportes, mas mantendo seu volume, isso já é importante para o período de pré-estação chuvosa”, ressalta Isac Dias, gerente da Cogerh da Bacia do Alto Jaguaribe.
A expectativa também dos agricultores é com a divulgação do prognóstico da Funceme. A esperança é que as chuvas fiquem acima da média histórica nos quatro meses que compõem o período de chuvas no Ceará: fevereiro, março, abril e maio.
A média histórica de chuvas no Ceará de acordo com a Funceme é 118,6mm em fevereiro > 203,4mm em março > 188mm em abril e 90,6mm em maio, período chamado de quadra chuvosa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário