domingo, 13 de fevereiro de 2022

Fevereiro com poucas chuvas em Iguatu

A maior precipitação na cidade, de acordo com registro da Funceme, foi na quarta-feira com 20mm

Diferente do período de pré-estação chuvosa, dezembro e janeiro, o primeiro mês da quadra chuvosa no Ceará começou ‘desanimadora’, com o registro de poucas chuvas. Em Iguatu, o acumulado nestes primeiros 12 dias do mês chega a 26 mm. A maior precipitação na cidade, de acordo com registro da Funceme, foi na quarta-feira, 09, com 20mm.
De acordo com registro do órgão, no dia 04 choveu 6mm na sede, e 3mm no Distrito do Baú. Dia 05 a precipitação de 17mm foi registrada no Barro Alto. No município, o maior registro de chuvas foi dia 08 no Riacho Vermelho com 30mm, seguido por chuva de 28mm no Açude do Governo. Neste mesmo dia a Funceme registrou chuva de 12,8 mm no Barro Alto. A última precipitação na sede, foi dia 09, 20 mm e 15 mm no Baú.
“Em janeiro a Funceme divulgou um prognóstico climático tratando da previsão para o trimestre de fevereiro março e abril deste ano. A previsão indicou 20% de probabilidade, ou seja, de que o volume acumulado nos três meses fique abaixo da normal climatológica. 40% de probabilidade de que fique em torno da normal e 40% de probabilidade que acima da normal climatológica. Vamos lembrar que o prognóstico climático não fala das chuvas do dia a dia.

Confiança - De acordo com a Funceme, a média normal climatológica para o trimestre no Estado é de 510,1 milímetros. Já o acumulado acima da média é a partir de 587,1 milímetros. E o acumulado de chuvas abaixo da média é inferior a 433 milímetros.
Mesmo com fevereiro ainda com poucas chuvas, a expectativa e a espera de quem depende de chuva para produção são melhores. No campo o agricultor espera muita água escorrer pelas roças, ajudando na produção dos grãos de sequeiro, enchendo reservatórios e ajudando no aporte hídrico dos mananciais.

Açude Trussu - O açude Dr. Carlos Roberto Costa, o Trussu, está com 24, 41% da capacidade de armazenamento, do volume de mais de 278 milhões de metros cúbicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário