sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Unesco pede investigação para apurar homicídio de dono do site de notícias 'Pirambu News

Givanildo Oliveira, o 'Gigi', era o criador e administrava as redes sociais do canal, que acumulava mais de 73.600 seguidores nas redes sociais - Ele foi morto a tiros em cruzamento do Bairro Pirambu

Criador do canal de notícias "Pirambu News", Givanildo Oliveira, foi morto a tiros em Fortaleza

A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) pediu, nesta quinta-feira (17), a abertura de um inquérito para apurar o assassinato do dono do canal virtual de notícias "Pirambu News", Givanildo Oliveira. Ele foi morto a tiros no dia 7 de fevereiro, em cruzamento do Bairro Pirambu, em Fortaleza. O suspeito do crime está preso.
Em nota, a direção geral da Unesco, disse que o crime é um ataque à liberdade de expressão e de imprensa e que as autoridades brasileiras devem se empenhar com todos os esforços para elucidar o crime e levar os responsáveis à justiça.
Segundo dados da Unesco, a América Latina é uma das regiões mais perigosas para o exercício do jornalismo.

Homicídio - Givanildo Oliveira, conhecido como "Gigi", era o criador e administrava as redes sociais do canal, que acumulava mais de 73.600 seguidores no Instagram, Facebook, YouTube e no blog de notícias. Nas postagens, ele divulgava matérias contra violência, denúncias e casos que ocorriam principalmente no Bairro Pirambu, na periferia de Fortaleza.
A última postagem feita nas redes sociais do Pirambu News antes do crime foi noticiando a prisão de um suspeito de matar duas pessoas no Bairro Pirambu, no domingo (6). O autor do duplo homicídio foi capturado na segunda-feira (7), no mesmo bairro que o crime ocorreu.
Vários seguidores deixaram mensagens de pesar pela morte do criador do canal, que tinha o objetivo de fazer jornalismo independente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário