segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

VEJA LISTA - Professores de 42 cidades do Ceará já garantiram reajuste salarial de 33,24%

A presidente da Fetamce, Enedina Soares, afirma que a instituição está monitorando a concessão do reajuste com o valor estabelecido em lei aos educadores do Ceará

Profissionais do magistério em 42 municípios do Ceará já conseguiram alcançar o reajuste salarial de 33,24% para a categoria e devem ter o aumento regulamentado de acordo com a Lei Federal 11.738, de 2008, do Piso Nacional dos Professores, informou a Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (Fetamce). A medida que institui o novo piso salarial dos professores da educação básica das redes públicas estaduais e municipais foi oficializada em portaria assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) junto ao ministro da Educação, Milton Ribeiro. 
Em Fortaleza, o reajuste aos professores foi anunciado pelo prefeito José Sarto (PDT) no dia 31 de janeiro. Na última quarta-feira, 9,  o governador Camilo Santana (PT), anunciou, em suas redes sociais, a aplicação do reajuste de 33,34% para professores da rede estadual de educação, superando o percentual anunciado por Bolsonaro. 
A presidente da Fetamce, Enedina Soares, afirma que a instituição está monitorando a concessão do reajuste estabelecido em lei aos educadores do Ceará. O não cumprimento pode gerar consequências jurídicas graves para o Chefe do Executivo municipal, que pode vir a responder por improbidade administrativa”.
Prefeito de algumas cidades reclamam que não possuem recursos para garantir o reajuste, questionam legalidade de medida e temem desrespeitar a lei de responsabilidade fiscal. 

Cidades cearenses que já garantiram reajuste de 33,24% para professores

Acarape – Acaraú – Apuiarés – Aracati – Assaré – Barbalha - Brejo Santo - Campos Sales – Capistrano – Catunda – Caucaia – Cedro – Choro – Crato – Cruz – Fortaleza – Fortim - General Sampaio – Hidrolândia – Jardim - Jijoca de Jericoacoara - Juazeiro do Norte - Limoeiro do Norte – Madalena – Mauriti – Milagres – Milhã - Missão Velha - Nova Olinda - Nova Russas – Paraipaba – Porteiras – Potengi – Redenção – Salitre - Santa Quitéria - Santana do Cariri - Senador Sá – Tauá – Uruburetama – Varjota - Várzea Alegre.

O levantamento aferido diariamente é produzido pela secretaria de comunicação da Fetamce e realizada junto aos sindicatos filiados à entidade sindical estadual, além de contar com o apoio de dirigentes das seções regionais da Federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário