segunda-feira, 28 de março de 2022

Açude Valério, em Altaneira, é o 15° a sangrar no Ceará em 2022

As águas do Valério abastecem o município de Altaneira, passando pelo riacho Bastiões, rio Cariões, até chegar ao Jaguaribe

Com as chuvas desta segunda-feira (28), o açude Valério, em Altaneira, sangrou. A barragem faz parte da Bacia do Alto do Jaguaribe.
De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), as águas do Valério abastecem o município de Altaneira, passando pelo riacho Bastiões, rio Cariões, até chegar ao Jaguaribe.
Os últimos três açudes a atingir mais de 100% da capacidade foram Angicos, em Coreaú; Muquém, em Cariús e Do Coronel, em Antonina do Norte.
Outros 21 açudes estão com capacidade acima de 90%. Por outro lado, existem 63 açudes que estão com volume inferior a 30%, ainda segundo a Cogerh.

Situação dos principais açudes - Mesmo com as chuvas, os maiores açudes do Ceará seguem quase totalmente secos. O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 12,83% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 30,04%.
Já o Banabuiú se encontra com 8,20%. O estado tem 19 açudes com volume acima de 90% e 64 reservatórios com volume inferior a 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário