quinta-feira, 31 de março de 2022

CGD investiga PM por apontar arma de fogo para populares e agredir guardas municipais

Policial militar suspeito de violência doméstica e policiais penais, denunciados por assédio moral em um presídio, também viraram alvos de investigações administrativas

Fachada da CGD, em Fortaleza, com viatura em frente

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e do Sistema Penitenciário do Ceará (CGD) investiga um soldado da Polícia Militar do Ceará (PMCE) por apontar uma arma de fogo para populares e por desacatar e agredir guardas municipais, em Fortaleza.
O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o policial militar foi instaurado em portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da última quarta-feira (30). No mesmo documento, a CGD abriu investigações contra outro PM por suspeita de violência doméstica; e contra três policiais penais, por assédio moral e outras irregularidades em um presídio.
De acordo com o DOE, o soldado estava de folga e à paisana, no bairro Panamericano, no dia 5 de março do ano passado (em meio ao decreto de 'lockdown'), quando sacou uma arma de fogo e começou a apontar para transeuntes.
Uma equipe da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) foi acionada para o local. O PM também apontou a arma para os guardas municipais, recusou-se a se identificar e desacatou e agrediu os agentes de segurança municipais.
Segundo a CGD, "a documentação apresentada reuniu indícios de materialidade e autoria, demonstrando, em tese, a ocorrência de conduta capitulada como infração disciplinar por parte do militar acima mencionado, passível de apuração a cargo deste Órgão de Controle Externo Disciplinar".

Outro militar é suspeito de violência doméstica - A CGD instaurou Sindicância Administrativa contra outro soldado da Polícia Militar do Ceará, suspeito de cometer violência doméstica contra a ex-companheira, no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte, no dia 3 de janeiro deste ano.
Conforme o Diário Oficial do Estado, uma composição da PMCE foi acionada para o local, constatou que o militar e a mulher apresentavam lesões físicas e levou os dois para a Delegacia Regional de Juazeiro do Norte, da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), onde a delegada autuou o PM em flagrante pelo crime de  lesão corporal dolosa no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Denúncia de assédio moral em presídio - Três policiais penais são investigados pela CGD por suspeita de cometer uma série de irregularidades na Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), em Juazeiro do Norte: assédio moral, perseguição, transferências desmotivadas, ameaças de transferência e de instauração de procedimentos administrativos, para intimidação dos colegas. Os policiais ocupavam funções na direção da PIRC. Há denúncias ainda de que eles teriam cometido atos como: determinar a realização de revista íntima por policiais penais femininas em internos do sexo masculino; submeter os internos a jornada excessiva de trabalho e com desvio de finalidade;  praticar ação discriminatória quanto aos internos declarados homossexuais; colocar internos para trabalhar na parte administrativa da unidade sem fardamento e com direito de receber visitas em horários não permitidos; pressionar interno para financiar veículo e receber queijos para beneficiar interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário