domingo, 13 de março de 2022

Interior do Ceará - Moradores precisam deixar suas casas após açude transbordar no Cedro

A chuva na cidade de Várzea Alegre também causou impacto no Cedro

Moradores atravessando passagem no rio São Miguel, que recebe água do açude Ubaldinho

As chuvas no Interior do Ceará, de sexta-feira (11) e sábado (12), causaram muitos prejuízos às famílias que moram na região do Cedro. Os moradores das localidades do Município tiveram que deixar suas casas, que ficam em área abaixo do sangradouro, inundado com a cheia do açude Ubaldinho.
Em imagens, enviadas pela população, é possível ver moradores atravessando uma passagem com água na cintura devido à cheia.
Conforme a Secretaria Executiva de Defesa Civil, aproximadamente 50 famílias precisaram deixar suas habitações e se direcionar à casa de parentes em Várzea Alegre após as chuvas.
As chuvas também trouxeram danos materiais. "Pontes, bueiros, barragens, açudes e estradas sofreram muitos estragos".
Já conforme a Prefeitura de Cedro, o açude Ubaldinho sangrou cerca de 60cm e acabou afetando algumas casas que ficam próximas ao leito do rio São Miguel. Três comunidades foram atingidas e estão sendo avaliadas pela Defesa Civil.

Chuvas na região - As chuvas que atingiram a cidade de Várzea Alegre também causaram impactos diretos no município do Cedro já que as precipitações que romperam as barragens de rios e açudes seguem curso em direção a cidade vizinha.
De acordo com comunicado do Governo do Estado, a Defesa Civil segue monitorando o açude Ubaldinho em Cedro que está com laminação de 56 centímetros. Ele é responsável por barrar a água de outros mananciais da região. 

Previsão do Tempo - Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a tendência para domingo (13) é de chuvas em todas as macrorregiões, com destaque para o centro-sul (Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns), o Litoral Norte e a Ibiapaba.

VEJA O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário