sexta-feira, 11 de março de 2022

Mais um açude sangra no Ceará - Caldeirões é o sexto açude cearense a sangrar neste ano

O volume médio dos 155 reservatórios monitorados pela Cogerh é de 21,9%

O açude Caldeirões, na cidade de Saboeiro, foi o sexto do Estado a atingir sua capacidade máxima neste ano de 2022. O reservatório cearense começou a sangrar na manhã desta sexta-feira (11), após dois dias de intensas chuvas na região.
Na quarta-feira passada, dia 9, o reservatório Quandú, na cidade de Itapipoca, também verteu. Antes deles, havia sangrado, na última segunda (7), o Açude Ubaldinho que fica entre os municípios de Cedro e Várzea Alegre, no Sul do Estado.

Quandú - (Itapipoca)

Germinal - (Palmácia)

Tijuquinha - (Baturité)

Rosário - (Lavras da Mangabeira)

Ubaldinho - (Cedro)

Caldeirões - (Saboeiro)

Além dos seis reservatórios atualmente sangrando, o açude Barragem do Batalhão, em Crateús, está na iminência de atingir sua capacidade máxima. Atualmente, o reservatório tem 97,23% de sua capacidade de água armazenada.
Os dados são do portal hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh),

VEJA VÍDEO

Açudes com baixo armazenamento - Dos 155 reservatórios do Estado monitorados pela Cogerh, 69 estão com capacidade abaixo dos 30%, dentre eles, os três maiores do Ceará. O Castanhão, maior açude público do Nordeste, possui hoje  9,11% de seu volume.
Já o Orós, segundo maior reservatório do Ceará, que possui 23,14% de armazenamento e, o Banabuiú,  terceiro maior, tem atualmente 8,07% de volume de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário