terça-feira, 1 de março de 2022

Policiais penais do Ceará incitam a violência em vídeo - 'bate na cara e espanca até matar'

Um dos agentes ocuparia, hoje, a função de Diretor de um presídio - A Associação Nacional da Advocacia Criminal no Ceará irá pedir explicações na Justiça

Um vídeo publicado em uma rede social mostra três policiais penais do Ceará, com fardas do Sistema Penitenciário, incitando a violência durante uma corrida, com frases como "bate na cara e espanca até matar". A Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará (SAP) negou que o vídeo mostre um treinamento oficial. Já a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) investigará o caso.
Os três policiais penais aparecem, no vídeo correndo em uma estrada, à noite. Um deles puxa uma "canção" (semelhante a de uma marcha militar), com incitações à violência, e os outros dois colegas acompanham.

CONFIRA ALGUNS VERSOS

"É gás lacrimogênio na cara do paisano"

"O teu olhar de medo me enche de prazer"

"Eu tenho gosto de sangue, vontade de matar. Bate na cara e espanca até matar"

"Arranca a cabeça e joga ela pra cá"

O vídeo foi feito e publicado na rede social por um agente que hoje ocupa a função de Diretor de uma unidade penitenciária da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A data não foi especificada.
Apesar de os policiais penais trajarem blusas do Sistema Penitenciário cearense, a SAP negou que o vídeo tenha sido feito em um treinamento oficial da Pasta.
Em nota, a Secretaria disse que "defende que qualquer tipo de prática de violência deve ser repudiada". "O trabalho cotidiano da Secretaria e de seus servidores é pautado no rigor das linhas da Lei de Execução Penal, seja no ordenamento do Estado dentro das unidades prisionais ou na entrega de ações e projetos de ensino, capacitação e trabalho para milhares de internas e internos do sistema prisional cearense".
Por fim, a SAP comunica que não tem responsabilidade pela produção e conteúdo de perfis que não pertençam a pasta e que os direitos civis e humanos são tratados e fiscalizados com o rigor que pressupõe a tutela do Estado junto das pessoas privadas de liberdade".

Associação irá pedir explicações - Devido à participação de um diretor de uma Unidade Penitenciária Estadual em um vídeo com incitação à violência, a Associação Nacional da Advocacia Criminal, no Ceará (Anacrim-CE), afirmou que irá protocolar uma ação nas Varas de Execução Penal, da Justiça Estadual, para pedir explicações à Secretaria da Administração Penitenciária sobre a capacitação profissional dos diretores do Sistema Penitenciária Cearense.
Hoje, a Lei de Execução Penal determina que o candidato ao cargo de Diretor de Estabelecimento Prisional tenha diploma de nível superior em Direito, Psicologia, Ciências Sociais, Pedagogia ou Serviços Sociais, resida no estabelecimento ou nas proximidades e dedique tempo integral à sua função.

VEJA O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário