segunda-feira, 28 de março de 2022

VEJA VÍDEO - Dupla de ciclistas quase é atingida por raio em Iguatu

Um deles conseguiu filmar o momento exato que a descarga elétrica atinge o chão

Imagem mostra momento que raio atinge solo em Iguatu

Uma dupla de ciclistas quase foi atingida por uma descarga elétrica na Zona Rural de Iguatu, na última quinta-feira (24). Nenhum deles se feriu no episódio. O porteiro Denilson Silva conseguiu filmar o momento exato que o raio atingiu o solo.
Nas imagens, o homem registrava a paisagem do trajeto entre a cidade e o distrito de Suassurana. Ao fundo da vegetação, é possível observar que o céu apresentava nuvens carregadas. Poucos segundos após o início da gravação, ele e o amigo são surpreendidos por um clarão, seguido de um estrondo.
Apesar do susto, o ciclista relata que os dois não se feriram na ocasião, então optaram por não procurar atendimento médico após o episódio.
Segundo Denilson Silva, essa foi a primeira vez que observou uma descarga elétrica de perto. Ele acredita que o fenômeno atingiu o solo a cerca de 150 a 200 metros de distância dele.
"O sentimento que a gente sentiu na hora foi medo, não tem outra palavra para descrever. Logo após, o sentimento era de gratidão, por que [o raio] não chegou a nos atingir". 
Apesar do vídeo indicar um céu fechado com nuvens escuras, o porteiro explica que quando saiu em direção a zona rural, o cenário era outro: céu limpo e sem sinais de que haveria alguma precipitação. No entanto, ao retornar para a cidade foi surpreendido pela descarga elétrica.
"Tenho o costume de fazer trajetos de bicicleta, mas não com tempos assim. Quando a gente saiu de casa para poder ir pedalar o tempo estava aberto, não tava clima para chuva. Então saímos sem medo".
Após o susto, a dupla tentou encontrar abrigo para fugir da tempestade elétrica. No entanto, quando chegaram ao local o clima estava mais calmo e os dois decidiram seguir para a zona urbana. "Nosso único pensamento era chegar em casa".
Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), durante o período de chuvas intensas a população deve evitar andar de bicicleta, assim como conduzir motocicletas, carros sem capota (conversíveis) ou cavalos.
"Os raios são muito perigosos, podem causar lesões e até serem fatais. Embora as chances de atingir uma pessoa sejam pequenas, a incidência desses acidentes é grande".

Cuidados com raios - O primeiro passo ao perceber um temporal, conforme os Bombeiros, é evitar locais abertos e descampados, além de evitar proximidade com estruturas metálicas, como cercas de arame, varais metálicos, linhas férreas, torres de telefonia e outras estruturas que possam atuar como condutoras da descarga elétrica.
"Caso não haja nenhum abrigo por perto, fique agachado, com os pés juntos, até a tempestade passar e não deite no chão. Se estiver na praia, rio, lago ou piscina orientamos que retire-se imediatamente".

VEJA O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário