sábado, 23 de abril de 2022

Barragem se rompe e deixa moradores ilhados na zona rural de Cariús

Moradores registraram imagens de móveis e utensílios submersos durante a enxurrada

Barragem localizada em propriedade privada na zona rural de Cariús, no Centro-Sul do Ceará, rompeu-se na madrugada deste sábado, 23, e deixou moradores ilhados no Sítio Bravas. As residências foram invadidas por forte correnteza após a parede do açude ceder durante as chuvas intensas registradas no município desde a noite da sexta-feira, 22. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBM-CE), ninguém ficou ferido, mas houve perdas materiais.
Por ter ocorrido durante a madrugada, a inundação pegou de surpresa os moradores da comunidade, que não tiveram tempo de salvar móveis e equipamentos eletrônicos da correnteza.
O prefeito de Cariús, Wilamar Palacio, disse que pelo menos dez residências foram diretamente afetadas pelo rompimento da barragem. Ele informou que esteve durante todo o dia e parte da noite deste sábado em visita às famílias afetadas e que, apesar dos transtornos, não há desabrigados. "Todas as famílias já puderam voltar para suas casas, felizmente. Estamos prestando toda a assistência desde cedo". 
O prefeito ainda acrescentou que além dos prejuízos materiais aos moradores, o rompimento da barragem também piorou as condições de mobilidade da área, já que a parede do açude também era utilizada como via de acesso para a zona urbana do município.
Segundo a Funceme, nas últimas 24 horas ao menos 136 municípios cearenses registraram chuvas. Os maiores acumulados foram observados em Santa Quitéria (102 mm), Camocim (88 mm) e Juazeiro do Norte (86 mm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário