terça-feira, 26 de abril de 2022

Chuvas de abril devem ficar dentro da média histórica no Ceará

A boa média de precipitações deste mês levou o Estado a alcançar o melhor índice geral em seus reservatórios desde 2013

Chuvas do mês de abril devem ficar dentro da média histórica do período

Faltando poucos dias para o fim do terceiro mês da quadra chuvosa, abril de 2022 já pode ser avaliado como um bom mês no índice de precipitações. Em 26 dias, as chuvas deste mês fizeram o Ceará alcançar o melhor volume geral em seus reservatórios desde 2013, com 35,5% de sua capacidade máxima. De acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até esta terça-feira, 26, o acumulado deste mês de abril é de 172,5 milímetros (mm), apenas 8% abaixo da média histórica, que é de 188 mm. A expectativa é que o Estado termine o mês dentro da média histórica.
Os dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apontam, ainda, que entre o primeiro dia de abril e o 26º, o volume armazenado nos reservatórios cearenses saltou 6,4%, saindo de 29,4% para os atuais 35,5%.
Atualmente, o Ceará possui as bacias hidrográficas da região norte com um ótimo índice em seus reservatórios. A bacia do Coreaú, por exemplo, está com cerca de 95% de sua capacidade, assim como a bacia do Acaraú, que está com cerca de 84% de sua ocupação máxima.
Por outro lado, as bacias na região central seguem com acumulados que não apresentam grande relevância. Até esta terça-feira, 26, o Banabuiú armazenava apenas 8,2% de seu volume máximo, já o Curu segue com pouco mais de 19% de armazenamento.
Mesmo com o cenário desfavorável na região, do ponto de vista do abastecimento humano, essas localidades possuem garantia de abastecimento até o próximo ano. No quesito irrigação e demais usos da água, o processo não deve ser interrompido, mas que restrições podem ser necessárias, a depender das chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário