quarta-feira, 4 de maio de 2022

Chuvas de fevereiro a abril atingem média histórica do trimestre com 514 mm

Litoral de Fortaleza e Maciço de Baturité foram regiões com maior quantidade de chuvas nos últimos três meses

De fevereiro a abril, o Ceará registrou 514 milímetros de chuva. O volume ficou dentro da média histórica registrada no período, que é de 510 mm, segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A chuva, no entanto, não foi homogênea no Estado inteiro, com regiões tendo mais precipitações do que outras.
No Litoral de Fortaleza, por exemplo, choveu 884.2 mm. O valor ficou 36,5% acima do normal na região, de 647.8 mm. O período também foi de chuvas acima da média para o Maciço de Baturité, com 27,2% a mais (697.8 mm) do que o esperado de 548.8 mm.     O Cariri também teve chuvas 19,7% acima do esperado. O Cariri teve a maior chuva do ano, segundo a Funceme, com 200 mm sendo registrados em Várzea Alegre no dia 17 de abril.
Apesar das chuvas na média, outras quatro regiões meteorológicas tiveram desvios negativos em relação ao volume normal esperado para o trimestre. Foram elas Litoral Norte, Ibiapaba, Jaguaribana e Sertão Central e Inhamuns, com esta última tendo o menor volume de chuvas do Ceará neste período, com 376 mm.
Este trimestre de fevereiro a abril foi o segundo com menor quantidade de chuvas dos últimos cinco anos. Em 2021, as chuvas no período foram ainda menores em volume, com apenas 438.1 mm. O maior volume de precipitação do trimestre foi registrado em 2020, quando choveu 645.1 mm no Ceará nesses três meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário