quinta-feira, 30 de junho de 2022

Eleições 2022 - Veja quem são os pré-candidatos ao governo do Ceará

Grupo governista depende da manutenção da aliança com o PT para chegar a um nome - Capitão Wagner (União) será candidato de oposição

Pelo menos quatro partidos definiram pré-candidatos para o governo do Ceará nas eleições 2022. Enquanto o grupo governista vive um impasse, outras alianças já têm nomes, que ainda precisam ser confirmados em convenção partidária.

Os pré-candidatos já definidos são

Adelita Monteiro, Psol

Capitão Wagner, União Brasil

Serley Leal, UP

Zé Batista, PSTU

As convenções partidárias ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto, conforme o calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Candidato governista

Izolda Cela e Roberto Cláudio, possíveis pré-candidatos do PDT ao governo do Ceará

A governadora Izolda Cela (PDT), que assumiu o cargo após a renúncia de Camilo Santana, pode se candidatar à reeleição, mas a definição depende da manutenção ou não da aliança com o PT.
O partido de Izolda, que tem como principal liderança no Ceará o pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes, pode romper com o PT; caso isso ocorra, cada partido pode lançar candidato próprio.
Nas eleições de 2018, Ciro Gomes disse que não voltaria a fazer campanha com o PT "nunca mais".
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, defendeu apoio ao nome do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT) como candidato ao Palácio da Abolição em evento do PDT realizado em 15 de junho, em Fortaleza.
O presidente do PDT Ceará, deputado federal André Figueiredo (PDT), afirmou que uma pesquisa eleitoral vai ajudar a definir qual dos quatro nomes que disputam a pré-candidatura será escolhido para disputar as eleições para o governo do Ceará: a atual governadora, Izolda Cela, o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o deputado federal, Mauro Filho, e o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão.

Adelita Monteiro (PSOL)

Adelita Monteiro, pré-candidata do PSOL ao Governo do Estado do Ceará

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) aprovou, ainda em fevereiro, a pré-candidatura de Adelita Monteiro ao Governo do Estado do Ceará. O diretório estadual do partido fez o anúncio após reunião on-line.
Fundadora do Psol no Ceará, a pré-candidata já integrou a direção nacional do partido e, atualmente, é Secretária Geral do PSOL no estado. Adelita iniciou sua atuação política aos 15 anos de idade nas pastorais de juventude. Natural de Limoeiro do Norte, na infância mudou-se com a família para a capital.

Capitão Wagner (União Brasil)

Capitão Wagner

Eleito vereador e deputado estadual mais votado em Fortaleza e no Ceará, respectivamente, Capitão Wagner é o principal nome de oposição a disputar o cargo no Governo do Ceará. Em 2020, ele obteve 48,31% dos votos válidos na corrida pela Prefeitura de Fortaleza, quando perdeu no segundo turno para José Sarto.
O pré-candidato pelo União Brasil declarou apoio a Jair Bolsonaro quando o presidente participou de eventos no Ceará. Ele também é um tradicional opositor ao grupo político de Ciro Gomes.

Serley Leal (UP)

UP lança o bancário Serley Leal como pré-candidato ao Governo do Ceará

O partido União Popular (UP) definiu Serley Leal como seu pré-candidato. Ele é militante, fundador do partido Unidade Popular pelo Socialismo e, atualmente, membro do Diretório Estadual da legenda no Ceará.
Em 2001, foi eleito para o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Federal do Ceará, também tendo participado do diretório estudantil na Uece. Participou ativamente das principais lutas sociais desde o final da década de 90, como a campanha contra as privatizações realizadas nos governos de FHC e Tasso Jeressaiti.

Zé Batista (PSTU)

Zé Batista, pré-candidato ao Governo do Ceará pelo PSTU

Em maio, o PSTU lançou a pré-candidatura do operário da construção civil Zé Batista ao governo do Ceará.
"A pré-candidatura do PSTU é radicalmente oposta a tudo que está aí. São as mãos de operários e operárias que constroem tudo na sociedade, por isso a classe operária também precisa governar", disse, ao ser nomeado como pré-candidato pela sigla.
O pré-candidato a vice-governador é Reginaldo Araújo, servidor público de Limoeiro do Norte e ativista do movimento ambiental e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário