quarta-feira, 1 de junho de 2022

Quadra chuvosa no CE termina como a 3ª melhor dos últimos 10 anos

Das oito macrorregiões cearenses, somente duas ficaram com chuvas abaixo da média - Sertão Central e Ibiapaba

Das 8 macrorregiões, apenas duas fecharam a quadra com chuvas abaixo da média

Para o sertanejo, a chuva é como a esperança que faz germinar o plantio. Não há simbiose maior do que a do homem do campo com a água que cai do céu. Para uma região Semiárida como a que está inserida o Ceará, chuva é sinônimo de fartura e, mais, de dignidade. Neste ano de 2022, já há o que agradecer e comemorar. 
A quadra chuvosa chegou ao fim ontem, dia 31 de maio, com acúmulos de bons números e recordes conquistados. Entre fevereiro a maio, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) contabilizou o acumulado de 614,7 milímetros de chuva, o que representa 2,3% além da média histórica para o período, que é de 600,7 mm. 
Esta é a terceira melhor quadra chuvosa dos últimos dez anos, atrás apenas de 2020 e 2019, com 727 mm e 671 milímetros, respectivamente. O volume pluviométrico registrado neste ano é superior ao acumulado na quadra de 2021, cujo índice foi de 531,9 mm. 
Essa quadra chuvosa também apresentou uma boa distribuição espacial das chuvas, o que é importante para uma recarga homogênea dos açudes e garantia de boa colheita nas mais diferentes regiões do Estado. Das oito macrorregiões cearenses, somente duas ficaram com chuvas abaixo da média: Sertão Central e Ibiapaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário