sexta-feira, 17 de junho de 2022

Quarto caso suspeito de varíola dos macacos no Ceará é notificado em Caridade

O município de Cedro anunciou que investiga um caso suspeito da doença em um homem de 54 anos - Outras duas suspeitas aconteceram em Maracanaú e em Fortaleza, esta última já descartada

Varíola dos macacos

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) recebeu a notificação nesta sexta-feira (17) de dois casos suspeitos de varíola dos macacos. Um deles é no município de Caridade, no interior do estado. O outro é no município de Cedro, já anunciado pela prefeitura do município nesta quinta-feira (16), cujo paciente é um homem de 54 anos.
Os dois novos casos seguem em investigação epidemiológica. Os pacientes cumprem isolamento e, segundo a Sesa, foram aplicadas medidas como busca de contatos e coleta de material para exames laboratoriais para elucidação do caso e para diagnóstico diferencial para outras doenças, que estão em processamento.
Nenhum dos dois pacientes com casos suspeitos da varíola dos macacos viajaram para estados do Brasil que já possuem casos confirmados da doença. O paciente de Cedro, contudo, teve contato com uma pessoa de São Paulo, onde há casos confirmados. A vigilância em saúde da Sesa permanece monitorando os dois casos.

Varíola dos macacos causa coceira dolorida, que provoca lesões, mas a tendência é de que o quadro seja leve e acabe em poucas semanas

A Secretaria da Saúde descartou, na última segunda-feira (06), em Fortaleza, o primeiro caso suspeito no estado do Ceará após investigação epidemiológica e laboratorial.
No dia seguinte, a Sesa foi notificada de um caso suspeito de um residente de Maracanaú, cidade na Região Metropolitana. Com as duas novas notificações, somam-se três casos suspeitos que estão em investigação.
Os sintomas iniciais da varíola dos macacos costumam ser febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios (linfonodos) inchados, calafrios e exaustão.
Dentro de um a três dias (às vezes mais) após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário