terça-feira, 14 de junho de 2022

Uso medicinal de maconha é aprovado pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará

O projeto vai, agora, para a avaliação do Executivo - O objetivo é criar uma política pública de cannabis medicinal no estado

Uso medicinal de cannabis é aprovado pelo Conselho de Estadual de Saúde do Ceará

Um projeto de lei que sugere o uso medicinal de maconha foi aprovado, nesta terça-feira (14), pelo Conselho de Estadual de Saúde do Ceará (Cesau). A entidade realizou uma reunião ordinária com representantes do movimento canábico no estado.
"Aprovamos uma resolução onde vai ser possível a criação de uma política estadual de saúde com a utilização da cannabis. Esse projeto, caso criado, é de extrema relevância para a saúde do estado, porque vai permitir a distribuição à base de cannabis para o SUS, a pesquisa e a capacitação de profissionais", explicou Hugo Victor, conselheiro estadual de saúde do Ceará.
Com a aprovação do Cesau, o projeto segue para o governo do estado, que vai avaliar se envia, ou não, para a Assembleia Legislativa. Caso enviado, o objetivo é criar uma política pública de cannabis medicinal no Ceará.

Uso medicinal da cannabis - O uso da maconha na medicina tem várias facetas como, por exemplo, o caso da pequena África Luana, de seis anos. Ela foi diagnosticada — ainda com três meses de vida — com fibrose cística, condição genética rara, crônica e progressiva caracterizada pela ocorrência de secreções espessas e viscosas em diversos órgãos.

Mãe consegue na Justiça direito de plantar maconha em casa para uso medicinal da filha com condição rara, no Ceará

A mãe dela, Amanda Maia, conseguiu, inclusive, autorização judicial para cultivar a planta em casa para usar no tratamento da filha. Com a decisão, a terapeuta holística poderá extrair da erva, em manuseio doméstico, o óleo canabidiol, que tem efeito fundamental para a filha. “Diminui a velocidade da degradação do pulmão e pâncreas, reduz as crises de tosse e ajuda a manter um equilíbrio melhor do organismo dela”, explicou a mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário