quinta-feira, 21 de julho de 2022

Médico investigado por negligência em atendimento a criança é denunciado por homicídio

Menino de três anos morreu em abril deste ano após ser atendido três vezes pelo profissional

João Gabriel Sousa da Silva

O Ministério Público do Ceará (MPCE) ofereceu denúncia por homicídio culposo contra um médico que teria negligenciado atendimento a uma criança de três anos, que morreu após três atendimentos realizados nos dias 17 e 18 de abril de 2022. O caso aconteceu na Unidade Básica de Saúde João Silva Guerra, na localidade de Lagoa do Mato, no município de Itatira.
Além da denúncia, o MPCE requereu à Justiça indenização aos familiares no valor de 200 salários mínimos, bem como a suspensão do registro profissional do médico.
João Gabriel Sousa da Silva, mais conhecido como menino Biel, havia dado entrada três vezes com febre e dor de cabeça, mas não recebeu suporte adequado.
O laudo médico, divulgado no começo de maio, concluiu que Biel morreu de infecção geral causada por uma pneumonia aguda.

O ATENDIMENTO - Na noite de 17 de abril, conforme descreve a denúncia, a família levou a criança para a unidade de saúde com tosse e febre. Os familiares relataram, no entanto, que o paciente não foi examinado pelo médico, o qual apenas prescreveu medicação.
Já na madrugada de 18 de abril, em condições piores, a família voltou ao equipamento de saúde já com Biel apresentando dor na barriga, vômitos, moleza e leve desconforto respiratório. O médico demorou cerca de 30 minutos após a triagem para avaliar o paciente e, após atendê-lo, administrou medicamento para controle da febre.
Biel ficou em observação, e mesmo não apresentando melhoras, com o fato sendo repassado ao médico, sua alta clínica foi dada às 5 horas da manhã.  Por volta das 7h do mesmo dia, a temperatura corporal atingiu 40º e os procedimentos clínicos mudaram rapidamente. Biel recebeu soro e "ao meio-dia já estava no oxigênio e depois na sala de reanimação".
O menino chegou a ser transferido para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel. O menino ficou cerca de uma hora na ambulância e já retornou sem vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário