terça-feira, 19 de julho de 2022

PM é punido com demissão após matar homem em evento de paredões no interior do Ceará

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado

O policial militar Fabrício Sousa dos Santos foi punido com demissão pelo crime de homicídio qualificado contra Gabriel Oliveira França, que foi atingido nas costas e morreu vítima dos ferimentos. O caso foi registrado no município de Russas,  no interior do Ceará, no dia 22 de dezembro de 2019, durante um evento de paredões de som. A decisão foi publicada na última sexta-feira, 15, no Diário Oficial do Estado (DOE).                                Um denunciante relatou que estava com Gabriel em um evento de paredões de som, quando foram abordados por seguranças e policiais militares que, supostamente, trabalhavam no local. A fonte disse ainda que eles foram agredidos por socos e chutes pelos supostos seguranças e policiais.
Além disso, um dos policiais teria efetuado um tiro em direção às costas de Gabriel. Familiares da vítima o levaram a Fortaleza, a vítima foi atendida no Frotinha da Parangaba, mas não resistiu aos ferimentos.
A princípio, a família pensava que a causa da morte teria sido de um acidente de trânsito, no entanto, o exame da Perícia Forense comprovou que a morte foi devido a uma ferida no tórax pelo projétil de arma de fogo com entrada pelas costas e saída no tórax.
O policial relatou que se sentiu ameaçado por dois homens em uma motocicleta, e que um dizia pertencer a uma facção criminosa. Segundo o PM, houve uma confusão no evento e depois, na parte externa, ele os demais agentes interceptaram no caso.
O PM alega que eles foram forçados a abordá-los, e a circunstância resultou em uma nova discussão e agressões. Um dos policiais afirmou ter efetuado disparos para cessar a confusão, mas Fabrício teria efetuado o tiro que atingiu Gabriel.
Os policiais negaram a informação de que faziam segurança do local e afirmaram que se identificaram como agentes de segurança na entrada em razão da gratuidade para policiais. E relatam que Gabriel jogou a motocicleta contra os militares de folga.
Com isso, o militar apontado como responsável pelo tiro que matou Gabriel foi punido pela Controladoria Geral de Disciplina (CGD) com demissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário