quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Jovem morre da 'doença do tatu' e amigo está em estado grave no Piauí

Adolescente de 17 anos se contaminou com fungo após sair para caçar tatu

Toca de tatu

Um adolescente de 17 anos morreu vítima da chamada "doença do tatu" no último sábado (20). O caso aconteceu em Simões, município localizado no Sul do Piauí, após a vítima sofrer complicações da infecção pelo fungo paracoccidioidomicose (PCM).
Há cerca de um mês, o rapaz, o irmão dele e um amigo saíram para caçar tatu. No entanto, os três foram infectados pelo fungo e apresentaram falta de ar e febre ao retornarem.
O irmão da vítima está com sintomas leves. Já o amigo do adolescente está internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Picos.

COMO OCORRE A CONTAMINAÇÃO - O Ministério da Saúde apontou que a paracoccidioidomicose (PCM) é a principal micose sistêmica no Brasil. O fungo se prolifera principalmente no solo de tocas de animais e em buracos entre raízes de árvores.
Assim, as tocas de tatu se configuram como um habitat natural para a proliferação do fungo. No entanto, os animais não se infectam nem transmitem para o ser humano.

Animal não transmite a doença para humanos

O contágio acontece somente quando a pessoa entra em contato com o solo, também não sendo transmitida de um doente para uma pessoa saudável.
“Não é uma doença de notificação compulsória, porque não é contagiosa e nem passada de pessoa para outra ou de animal para pessoa. Também a caça é proibida”.

QUAIS OS SINTOMAS DA 'DOENÇA DO TATU' - Dentre os sintomas da doença, estão febre e falta de ar. A forma crônica da PCM pode registrar comprometimento pulmonar, mucosas no nariz e manchas na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário