quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Líder do furto ao Banco Central em Fortaleza - ‘Alemão’ muda de lado e integra facção de ‘Majestade’

Descoberta ocorreu em investigação da Polícia Civil do Ceará, que cumpriu mandados contra o novo membro do grupo criminoso

Antônio Jussivan Alves dos Santos, o 'Alemão', e Francisca Valeska Pereira, a 'Majestade'

Um dos líderes do furto ao Banco Central em Fortaleza em 2005, Antônio Jussivan Alves dos Santos, o 'Alemão', trocou de facção criminosa durante a detenção em um presídio federal de segurança máxima. Antes ligado a um grupo de origem paulista, o cearense foi cooptado para o Conselho Permanente de uma facção carioca, com atuação no Ceará.
A descoberta da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) ocorreu em uma investigação em desdobramento à prisão de Francisca Valeska Pereira, a 'Majestade' - responsável pelo setor financeiro da facção carioca - ocorrida em agosto do ano passado.
A Polícia acredita que 'Alemão', aos 55 anos, foi cooptado pela facção carioca para dar uma resposta ao enfraquecimento que o grupo criminoso começou a ter no ano passado no Ceará, quando dissidentes formaram uma nova facção e entraram em conflito com os antigos comparsas, na disputa por território para o tráfico de drogas - o que já causou dezenas de mortes.
O cearense nascido em Boa Viagem ganhou notoriedade no mundo do crime nacional ao ser apontado pelas autoridades como um dos mentores do furto de R$ 164 milhões do Banco Central em Fortaleza, em agosto de 2005. Ele também responde a crimes na Bahia, Distrito Federal e São Paulo.

PRESO RECEBEU AJUDA FINANCEIRA DA FACÇÃO - A investigação da Draco concluiu que Antônio Jussivan Alves dos Santos, como integrante do Conselho Permanente da facção carioca no Ceará, é um dos beneficiados pela "caixinha" do grupo criminoso (ou seja, por estar preso, ele passou a receber ajuda financeira dos novos comparsas).
Foi a partir de transferências bancárias que a Polícia Civil do Ceará chegou a 'Alemão'. Durante a prisão de 'Majestade', em Gramado, no Rio Grande do Sul, no dia 26 de agosto de 2021, os investigadores apreenderam celulares que estavam com ela, inclusive o aparelho do seu companheiro, João Vitor dos Santos, o 'Adidas'.
Com a autorização da Justiça Estadual para extrair os dados dos aparelhos celulares, a PC-CE apurou que 'Adidas' conversava com frequência com Maria Júlia Machado de Menezes, a 'Maluca' (presa em fevereiro de 2022), que seria a responsável direta por transferir valores da "caixinha" para lideranças da facção e que, por isso, prestava contas com o companheiro de 'Majestade', com o envio de comprovantes dos Pix (transferências) realizados.

VEJA O VÍDEO DA PRISÃO DE 'MAJESTADE'

Nenhum comentário:

Postar um comentário