domingo, 7 de agosto de 2022

Volume de açudes sangrando é o maior já registrado em um mês de agosto nos últimos 9 anos

Reservatórios do Estado estão com um volume de aproximadamente 38,3% da capacidade

AÇUDE Germinal, em Palmácia, está sangrando

O Ceará tem atualmente 14 açudes com capacidade acima de 100%, segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Os reservatórios do Estado estão com um volume de aproximadamente 38,3% da capacidade. Este é o melhor resultado de um mês de agosto dos últimos nove anos.
De acordo com o órgão, outros 53 açudes estão com o volume acima de 90%. Em agosto do ano passado, havia apenas um reservatório sangrando no Ceará, além de outros 25 açudes com volume acima de 90%.
Na época, o volume de água presente nos reservatórios era em torno de 27,5%. Já em 2020, o mês de agosto registrou volume hidrográfico de 32,9%, quando cinco açudes apresentaram volume total e outros 45 registraram volume acima de 90%.                            Em 2019, o oitavo mês registrou o sangramento de quatro açudes e, em 2018, apenas um reservatório apresentou capacidade máxima.
Contudo, órgão ressalva que há hoje mais reservatórios monitorados do que antigamente. Os açudes que estão sangrando atualmente no Ceará são:

Jenipapo (Meruoca)

Sobral (Sobral)

Faé (Quixelô)

Itapajé (Itapajé)

Mundaú (Uruburetama)

Acarape do Meio (Redenção)

Germinal (Palmácia)

Itapebussu (Maranguape)

Malcozinhado (Cascavel)

Pacajus (Chorozinho)

Penedo (Maranguape)

Pesqueiro (Capistrano)

Tijuquinha (Baturité)

Junco (Granjeiro)

Apesar do número acentuado de reservatório com capacidade máxima no Ceará, os maiores açudes ainda apresentam níveis baixos. O Castanhão, maior reservatório do Estado, localizado no município de Alto Santo, tem 24,15% da capacidade máxima. O açude Orós, segundo maior em capacidade do Estado, é o que apresenta melhor cenário, com 50,28%.
Já o Banabuiú, terceiro maior do Ceará, registra apenas 9,98% de seu volume total. Atualmente, o Ceará registra ainda 59 reservatórios com registros inferiores a 30% de capacidade.

Chuvas de agosto - O mês de agosto de 2022 também é destaque quando comparado ao mesmo período dos anos anteriores. Até agora já foi registrado acumulado de 11.1 mm. O índice é 127% superior à média histórica do Ceará, de 4.9mm.
No ano anterior, o mês de agosto apresentou resultado de chuvas inferiores à média para a época. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário