segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Ceará - Número de novos casos de monkeypox está em queda há seis semanas

Principais sintomas da doença popularmente conhecida como "varíola dos macacos" são erupções cutâneas, febre e lesões genitais e perianais

A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, que pertence ao gênero orthopoxvirus

O número de casos confirmados de monkeypox no Ceará subiu para 431. No entanto, a notificação de novos casos tem diminuído gradualmente nas últimas seis semanas. Do dia 16 de outubro até o último sábado, 22, apenas três casos foram confirmados no Estado. Os dados são do painel da situação epidemiológica de monkeypox divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).
A maioria dos casos segue sendo registrada em Fortaleza, cidade mais populosa do Estado. A Capital tem 334 notificações confirmadas. Municípios da Região Metropolitana, como Caucaia (18), Maracanaú (12) e Itaitinga (9), seguem o ranking.
Os principais sintomas entre os infectados pela "varíola dos macacos", como é popularmente conhecida a doença, são o aparecimento de erupções cutâneas, febre e lesões genitais e perianais. O grupo que apresenta maior prevalência da doença são homens entre 30 e 39, somando 160 casos.                           

Histórico da monkeypox no Ceará - No dia 29 de junho o Ceará registrou o primeiro caso de monkeypox no Estado. O paciente era um homem de 35 anos residente de Fortaleza. A partir da metade de julho, na semana epidemiológica 28, o número de casos começou a crescer.
A semana com pico de registros de casos ocorreu entre 4 e 10 de setembro. Nesse período de sete dias foram registrados 76 casos. Após isso, o número de casos registrados semanalmente começou a diminuir, estando em queda há seis semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário