segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Chuva de granizo no Sertão do Ceará surpreende moradores - Veja vídeo

Essas chuvas de granizo não são tão raras de acontecer, sobretudo em épocas de altas temperaturas

Outubro. Em plena época mais quente do ano, moradores de Iguatu, cidade do Centro-Sul do Ceará, foram surpreendidos com uma chuva de granizo neste último fim de semana. "Está caindo gelo do céu", disse admirada uma moradora do Sítio Itans, enquanto gravava o evento que ocorreu por volta das 16 horas do último sábado (8). Apesar de parecer ser incomum, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), explica que essas chuvas de granizo não são tão raras de acontecer, sobretudo em épocas de altas temperaturas, como as registradas entre os meses de setembro e dezembro no Ceará.
Para que este evento ocorra, é preciso a atuação da nuvem chamada "cumulonimbus". A combinação de fatores específicos, como forte circulação de ventos, umidade do ar e também o calor, convergem para a ocorrência dessas chuvas de granizo. Todos estes fatores estavam presentes em uma região específica de Iguatu, e isso acabou causando a chuva, que foi bem rápida, com duração média de 15 minutos", pontua a Funceme.
As temperaturas e as correntes de ar contribuem diretamente para a solidificação da água presente nas nuvens, que, a partir da aquisição de um peso específico, precipita na superfície terrestre no formato de pequenos blocos de gelo.
Apesar de as chuvas de granizo terem potencial de causar danos às comunidades, com prejuízos sobretudo na agricultura, o evento em Iguatu não teve registrado nenhum impacto. Os blocos de gelos precipitados foram de tamanho inferior a 2cm de circunferência.

VEJA O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário