segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Lula é eleito presidente do Brasil pela 3ª vez ao derrotar Bolsonaro

É a primeira vez na história brasileira que um presidente e um ex-presidente disputam o comando do Poder Executivo nacional - Bolsonaro é o primeiro presidente a perder a reeleição e Lula será o primeiro a ter três mandatos

Luiz Inácio Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o presidente do Brasil pela terceira vez. Ele venceu a eleição presidencial de 2022 contra o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). A eleição é a mais apertada de todos os tempos.
Os dois travaram a mais apertada disputa em eleições presidenciais da história do Brasil. É a primeira vez que um presidente candidato à reeleição não é reeleito.                           

O presidente da República - Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputaram a Presidência do Brasil neste segundo turno. O eleito para o posto tem a função primordial de zelar pela unidade da nação, servindo como uma figura, um “símbolo” de representação do povo brasileiro.
Cuidar da integridade nacional, defender a independência, estabelecer um plano de governo claro com diretrizes administrativas, orçamentárias, legislativas entre outras, e guiar a direção diplomática do corpo internacional brasileiro são algumas das atribuições desse cargo.
Uma das funções de um presidente, chefe do Executivo, que se relaciona com os outros poderes, de forma a estruturar um sistema de vigilância mútua, é a nomeação de chefes de ministérios, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do advogado-geral da União. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário