quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Monkeypox - Sem previsão de receber vacina, Ceará confirma 380 casos em 3 meses

Imunizante pode ser uma estratégia importante para conter a doença, principalmente, em contatos de pacientes com infecção viral

Sintomas mais comuns da monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, são erupções na pele e febre

O Ceará tem 380 casos confirmados de monkeypox, conhecida como varíola dos macacos, até esta quarta-feira (12) – pouco mais de 3 meses desde a primeira infecção no Estado. Mesmo com a chegada do primeiro lote de vacinas, não há previsão divulgada para distribuição de doses contra a doença no País.
Os dados dos casos da doença no Ceará estão no portal IntegraSus, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), e foram atualizados na terça-feira (11).
O Ceará permanece como o estado do Nordeste com o maior número de casos confirmados de monkeypox, com 380 casos. Na sequência, aparecem Pernambuco (164) e Bahia (116). O Ceará também aparece em 5º lugar no País.
A doença atinge, na maioria dos casos, pessoas entre 20 e 29 anos.
Já são 148 crianças entre 0 e 9 anos com infecção por monkeypox. Os idosos, por outro lado, são menos afetados: 53 pessoas acima de 60 anos tiveram a doença.
Além dos casos confirmados, o Estado tem 200 pacientes que aguardam o resultado do exame para verificar se há infecção pela monkeypox. Fortaleza desponta como o local que concentra as confirmações da doença com 290 infecções.

QUAIS OS SINTOMAS DA MONKEYPOX - Dentre os casos notificados no Ceará, segundo a Sesa, os sintomas mais apresentados pelos pacientes foram lesões de pele, febre e ínguas (adenomegalia).
Os sinais e sintomas da monkeypox duram de 2 a 4 semanas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), e desaparecem por conta própria, geralmente sem complicações.

COMO OCORRE A TRANSMISSÃO DA MONKEYPOX - Entre humanos, o vírus é transmitido por contato pessoal com secreções respiratórias, lesões de pele de infectados, fluidos corporais ou objetos recentemente contaminados.

COMO PREVENIR A VARÍOLA DOS MACACOS

Evitar contato com pacientes suspeitos ou infectados

Higienizar as mãos com frequência, com água e sabão ou álcool

Usar máscaras de proteção

As medidas também valem para roupas, roupas de cama, talheres, objetos e superfícies utilizadas por pessoas com suspeita ou confirmação da doença. Esses itens devem ser limpos da forma adequada.

O QUE FAZER SE TIVER SINTOMAS DA MONKEYPOX - As autoridades de saúde recomendam que o paciente que apresentar sintomas da varíola dos macacos procure uma unidade de saúde, para atendimento médico. E não entre em contato com outras pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário