segunda-feira, 7 de novembro de 2022

CE tem chuvas acima de 100mm há 4 dias seguidos - Novembro tem melhor início em 50 anos

Primeira semana já regista chuvas 5 vezes acima da média

Chuvas devem se concentrar, novamente, no interior cearense

Há quatro dias consecutivos o Ceará registra pluviometria acima de 100 milímetros em pelo menos uma cidade. Além dos intensos volumes, a chuva também tem banhado diversas cidades de forma heterogênea. Igualmente há quatro dias as precipitações atingem mais de 65 cidades. Com isso, este se tornou o melhor início de novembro das últimas 5 décadas.
Essas chuvas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), já estavam previstas. A atuação da La Niña tem contribuído para a ocorrência de chuvas no Ceará.
A La Niña é o esfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial. Quando ela está atuando, aumentam as chances de ocorrência de chuvas em uma porção do Brasil, que contempla o Ceará.

FORTES CHUVAS - Entre o domingo (6) e esta segunda-feira, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) contabilizou chuvas em pelo menos 94 das 184 cidades do Estado.

CINCO MAIORES ÍNDICES

Morada Nova - 147,4 mm

Piquet Carneiro - 124 mm

Alto Santo - 117 mm

Acopiara - 113 mm

Jaguaretama - 112 mm

De sábado para domingo, as chuvas banharam 68 cidades, com destaque para o município de Novo Oriente, cuja precipitação foi na ordem de 111,5 milímetros. Já no dia 5, a Funceme contabilizou pluviometria em 83 cidades, com destaque para Aurora (127 mm). No dia 4, choveu em 85 municípios, tendo Campos Sales liderado com 146 mm.

PREVISÃO - Para os próximos dias, a tendência é de continuidade de fortes chuvas no Ceará, com exceção do Litoral de Fortaleza, nas quais as precipitações devem ser passageiras e de baixo volume.

Nenhum comentário:

Postar um comentário