quarta-feira, 2 de novembro de 2022

Conheça Juliano Maderada, dono do jingle pró-Lula que alcançou 1º lugar no Spotify Brasil

O hit ‘Tá na hora do Jair já ir embora’ alcançou quase 3 milhões de reproduções e deu visibilidade ao compositor que já tem 20 anos de carreira

Juliano Maderada e Tiago Doidão, donos da composição do hit 'Tá na hora de Jair ir embora'

As músicas e os jingles de cunho político sempre fizeram parte do repertório do músico Juliano Maderada, mas foi nas eleições de 2022 que ele viu o nome estampar as paradas musicais. Parceria com o cantor e compositor Tiago Doidão, o hit ‘Tá na hora do Jair já ir embora’ alcançou o primeiro lugar nas mais ouvidas do Spotify no Brasil após a vitória do candidato Luiz Inácio Lula da Silva. 
Natural de Goiás e radicado na Bahia, Juliano trabalha com música desde os 20 anos com a banda Maderada do Arrocha. Hoje, aos 48 anos, conquistou a projeção nacional que tanto sonhou e afirma que “a ficha ainda está caindo.

ASCENSÃO NORDESTINA - Para ele, além da alegria de ver o trabalho de duas décadas ser reconhecido por todo o Brasil, é a consagração de uma escolha feita há 20 anos, quando largou a profissão de professor de matemática para ser músico. “Não tinha como conciliar as duas coisas, então escolhi a música”. Além da banda, principal fonte de renda, Juliano tem uma empresa pequena de eventos. 
E o grupo carrega consigo toda a nordestinidade por meio dos ritmos que escolheu para compor o repertório: arrocha, lambada, pisadinha. De acordo com Juliano, o arrocha foi escolhido por causa da prevalência do gênero na época do surgimento da banda, mas que tocam todo tipo de música. 

CRIAÇÃO DA MÚSICA - A composição surgiu quase que por acaso, quando em uma conversa com o parceiro compositor ouviram a expressão que intitula o hit na televisão e Tiago logo disse: “isso dá uma música”.
“Ele começou a escrever a letra e soltamos a música em uma versão mais politizada. O pessoal começou a ouvir, tentei distribuir a música nas plataformas, mas não aceitaram. Então, troquei uma parte da letra pra falar de um relacionamento, mas o refrão já tava na cabeça do povo”, conta Juliano. 
O hit pegou durante a campanha deste ano e já soma quase três milhões de reproduções no Spotify e 2,5 milhões no YouTube. Juliano explica que a música surgiu como uma aposta de um novo formato para os jingles de campanha política pensando nas dancinhas virais do TikTok.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário