sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Preso acusado de matar irmãs de 83 e 92 anos no interior do Ceará a golpes de foice e pauladas

Policiais civis do Ceará e Santa Catarina prenderam Francisco Chagas dos Santos, o “Gilmar”, que se encontrava refugiado no município de Biguaçu

Francisco Chagas matou as irmãs Carmina, de 92, e Cristina, de 83 anos, no ano de 2008, em Santana do Cariri

Policiais civis do Ceará e Santa Catarina prenderam, nesta quinta-feira (03), Francisco Chagas dos Santos, o “Gilmar”, que se encontrava refugiado no município de Biguaçu (SC). No dia 28 de janeiro de 2008 ele matou a golpes de foice e pauladas as irmãs – professoras aposentadas – Carmina Homem de Souza, de 92, e Cristina Rosa de Sousa, de 83 anos, na casa delas no Sítio Barra em Santana do Cariri. Eles cumpriram Mandado de Prisão Condenatório com pena de 35 anos, daquela comarca.
Os crimes causaram grande repercussão em toda a região do Cariri e, na época, Gilmar chegou a ser conduzido à Delegacia Regional de Polícia Civil de Crato. Ele admitiu ter trabalhado como caseiro para as vítimas durante dois anos e só até 2001, negando qualquer envolvimento nos crimes acrescentando não ter saído de sua casa. Como não existiam provas, o delegado ouviu e liberou Gilmar o qual, estranhamente, desapareceu de Santana do Cariri.
Todavia, o paradeiro foi descoberto 14 anos depois após inúmeros levantamentos e diligências feitas pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Ceará. Gilmar vai ser recambiado à Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC) em Juazeiro, a fim de cumprir a pena. As irmãs eram de tradicional família e, a princípio, as investigações apontavam para latrocínio, mas os poucos objetos de valor e dinheiro estavam na casa. Por isso, o julgamento à revelia pelo Conselho de Sentença do Tribunal do Júri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário