sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Operação Carro-Pipa - Suspensão deixa comunidade inteira sem água no Interior do Ceará

Moradores de um povoado em Tauá, no Sertão dos Inhamuns, estão sem alternativa de abastecimento após interrupção do fornecimento de água pelo Exército

Sem a água fornecida pela Operação Carro-Pipa, moradores da comunidade Cachoeirinha do Pai do Senhor, em Tauá, estão com as cisternas vazias

A suspensão da Operação Carro-Pipa no Ceará pegou de surpresa os moradores do distrito Cachoeirinha do Pai do Senhor, em Tauá, no sertão do Ceará. Desde que o fornecimento de água pelo Exército foi interrompido, no dia 11 de dezembro, as mais de 300 pessoas que moram no povoado estão sem alternativa de abastecimento. No Ceará, o problema atinge mais de 147 mil moradores de áreas rurais.
Com cisternas secas, muitas famílias recorrem aos vizinhos para ter acesso à água potável.
A suspensão do abastecimento feito pelos carros-pipa esbarra em outro problema, a crise hídrica. Historicamente, a região do Sertão Central e Inhamuns, onde Tauá está localizado, registra os menores acumulados de chuva do Ceará.
Na Cachoeirinha do Pai do Senhor, que fica distante cerca de 50 km da zona urbana, todos os açudes e barragens estão secos.
Além da escassez nos reservatórios, há outra adversidade: a água subterrânea da região é salobra, ou seja, contém alta concentração de sal, sendo imprópria para o consumo. No povoado até existem poços artesianos que levam água às residências, mas o líquido não serve sequer para o preparo de alimentos.
Tauá é o município cearense com maior número de pipeiros cadastrados na operação especial de abastecimento do Exército. São 53 no total, segundo dados fornecidos pela corporação. Em virtude do quadro de escassez hídrica da região, os pipas são abastecidos nos aquíferos do município de Pio IX, no Piauí, a 145 quilômetros da cidade cearense.
Além de Tauá, a Operação Carro-Pipa atende outros 32 municípios do Ceará. No total, são 338 carros-pipa cadastrados. Pelas regras do programa, cada residência deve receber em média 20 litros de água potável diariamente por cada morador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário