domingo, 11 de dezembro de 2022

Operação Carro Pipa - Verba prometida não chega, e 259 cidades seguem sem carro-pipa

Programa está temporariamente suspenso em 57 municípios da região - Planejamento de entrega de água só é certo até dia 16 de dezembro

Operação Carro-pipa atende 461 cidades afetadas pela seca no Nordeste e no Norte de Minas Gerais

Apesar de ter liberado R$ 21,4 milhões para normalização da Operação Carro-Pipa, o governo federal não enviou o dinheiro para a continuidade do programa. Em razão disso, 259 cidades do Nordeste aguardam recursos para continuidade do abastecimento, temporariamente suspenso em 57 municípios da região.
O programa foi implementado há mais de 20 anos por meio de cooperação técnica e financeira entre os ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Defesa. A operação, de caráter emergencial, é feita pelo Exército em parceria com pipeiros particulares e atende 461 cidades afetadas pela seca no Nordeste e no Norte de Minas Gerais com oferta de água potável à população.
No dia 24 de novembro, o governo federal publicou portaria que abre crédito suplementar em favor do MDR em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A verba seria usada para normalização da operação, que seria retomada na semana seguinte, segundo a pasta.
Contudo, dados atualizados até este sábado (10) indicavam que 56,1% dos municípios beneficiados com a operação ainda estavam ao aguardo de recursos.

Operação Carro-Pipa no Ceará - O Ceará tem cinco cidades — Aiuaba, Arneiroz, Beberibe, Irauçuba e Quiterianópolis — com o abastecimento temporariamente suspenso. Embora a plataforma da operação não aponte população nessas localidades, a estimativa do Sindicato dos Pipeiros é de que 25 mil pessoas sejam afetadas pelo problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário