quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

Assembleia Legislativa entra nos preparativos para a posse dos novos deputados estaduais - Quatro suplentes serão convocados no dia 1º de fevereiro

A Assembleia Legislativa entra nos preparativos para a posse dos novos deputados estaduais e deputadas estaduais que assumem mandatos no dia primeiro de fevereiro para a legislatura 2023-2027. A legislatura começa com caras novas e, também, mudança na composição parlamentar que saiu das urnas no dia 2 de outubro de 2022.
Quatro deputados estaduais que ocupam cargos no primeiro escalão do Governo Elmano de Freitas cumprem a formalidade da posse, em seguida oficializam licença do mandato, reassumem as Secretarias e abrem espaços para os suplentes. Atuais parlamentares que não conseguiram renovar o mandato serão chamados para continuar no Legislativo.

MUDANÇA NO PDT, PT E PP - O PDT abre duas vagas para os suplentes Bruno Pedrosa e Antonio Granja. Bruno e Granja não conseguiram se reeleger, mas garantiram a convocação para o exercício do mandato com a saída de Salmito Filho para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Oriel Nunes Filho para a Secretaria de Pesca e Aquicultura.

BANCADA DO PT - O PT terá, também, mudança na composição parlamentar: ocupante da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, o deputado estadual Moisés Braz se licença e, em seu lugar, fica o primeiro suplente Nizo Costa. Nizo exerce mandato atualmente, mas não somou votos suficientes para se reeleger.
A presença de Moisés na SDA o garante, porém, a longevidade de três anos e três meses na Assembleia Legislativa. Ou seja, em princípio, Nizo, a exemplo dos demais suplentes, fica no exercício do mandato até o dia 2 de abril de 2027 – data limite de renúncia dos deputados estaduais que ocupam secretarias e precisam se afastar para concorrer à reeleição.

BANCADA DO PP - Outra bancada que sofrerá alteração é do PP: o ex-prefeito de Itatira, Almir Bié, que somou 35.510 votos, tendo como principal base eleitoral os Municípios da Região dos Sertões de Canindé, será convocado para o exercício do primeiro mandato na Assembleia Legislativa. Almir assume a vaga com a ida do deputado estadual Zezinho Albuquerque para a Secretaria de Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário