quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Brasileiros detidos por suspeita de tráfico de drogas no Líbano podem ficar presos por oito anos

Moradores de Carazinho (RS), Igor Antônio dos Santos Cabral e Juliana Nunes do Nascimento foram detidos com 500g de cocaína no estômago, cada um - País do Oriente Médio não possui acordo de extradição com Brasil

Juliana Nunes do Nascimento, de 31 anos, e Igor Antônio dos Santos Cabral, de 26 anos, casal de Carazinho

O casal brasileiro detido no Líbano por suspeita de tráfico de drogas internacional pode pegar uma pena de até oito anos de prisão, caso o crime seja comprovado. O país do Oriente Médio não tem acordo de extradição com o Brasil, fazendo com que uma eventual condenação seja cumprida em território libanês.
De acordo com uma publicação do site "Jornal do Líbano" nesta quarta-feira (4), Igor Antônio dos Santos Cabral, de 26 anos, e Juliana Nunes do Nascimento, de 31 anos, foram detidos com 500g de cocaína no estômago, cada um, no final de dezembro. Eles são moradores de Carazinho, no Norte do Rio Grande do Sul.

O que pode acontecer com o casal

Casal foi detido por tráfico de drogas internacional

Pena é variável, podendo chegar a até oito anos de prisão

Líbano não possui acordo bilateral de extradição com o Brasil

O Itamaraty afirmou que, "por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, tem conhecimento do caso e presta a assistência cabível aos nacionais brasileiros, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local". No entanto, a pasta diz que não pode fornecer detalhes específicos sem autorização dos envolvidos, em respeito ao direito à privacidade e a dispositivos legais.

Detenção no Líbano - O site voltado para a comunidade libanesa-brasileira afirma que a detenção dos brasileiros ocorreu quando eles chegavam de um voo que saiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), com escala em Doha, no Catar.
Ainda não se sabe se o casal teria embarcado com a droga do Brasil ou se teria recebido a cocaína na escala feita em Doha.
Em razão dos riscos à saúde dos brasileiros, os suspeitos teriam sido encaminhados para expelir a droga em segurança.

Desaparecimento - Os brasileiros estavam desaparecidos desde 18 de dezembro, após uma viagem de Carazinho para São Paulo. Segundo a Polícia Civil, o casal está junto há dois anos, e essa foi a primeira viagem que fizeram à capital paulista. Apesar de morar em Carazinho, Juliana é natural de Belém, no Pará.
Igor e Juliana viajaram para São Paulo em 13 de dezembro para fazer compras. Eles chegaram à capital paulista no dia 14 e mantiveram contato com familiares até o dia 18. A última troca de mensagens havia ocorrido nesse dia.
O caso era investigado como desaparecimento pela Polícia Civil, até que, no último dia 29, familiares do homem procuraram a delegacia com informações de autoridades libanesas sobre a detenção do casal. Com a detenção do casal, o caso de desaparecimento "está praticamente encerrado".

Nenhum comentário:

Postar um comentário