segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Policiais penais usarão câmera corporal a partir de fevereiro

Desde a campanha, o agora governador do Ceará, Elmano de Freitas, defende a adoção dos equipamentos

Mauro Albuquerque foi empossado pelo governador Elmano de Freitas (PT) neste domingo

A partir de fevereiro deste ano, os policiais penais do Ceará devem trabalhar portando uma câmera corporal para filmar as ações em serviço. O anúncio foi feito neste domingo (1º), durante a posse do secretário Mauro Albuquerque, que seguirá no comando da Administração Penitenciária no Ceará (SAP-CE) no Governo Elmano de Freitas (PT).
Desde a campanha, o petista defende a adoção dos equipamentos como forma de coibir eventuais excessos dos agentes, assim como garantir o registro de eventuais ataques contra os servidores.
Desde 2019, Mauro Albuquerque está no comando da SAP-CE. Ele foi convidado, inicialmente, por Camilo Santana (PT) e seguiu na gestão Izolda Cela (sem partido). Agora, sob comando de Elmano, Mauro disse que a orientação é reforçar a transparência da Pasta.

ACUSAÇÕES - Desde que tomou posse no governo Camilo, a gestão de Mauro Albuquerque já foi acusada de adotar práticas ilegais. Em 2019, o Ministério Público solicitou acesso aos exames de corpo de delito feitos em 33 presos que afirmam terem sido torturados por agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária.
Em outubro do ano passado mais de 100 internos da UPPOO-II foram levados à Perícia Forense do Ceará (Pefoce), onde passaram por exames de corpo de delito.
Destes, pelo menos 70 apresentavam ferimentos no rosto, braços ou pernas. Os detentos afirmaram aos investigadores que as sessões de tortura praticadas pelos policiais eram frequentes, com uso de tonfas (armamentos semelhantes a cassetetes), além de tapas e socos.
Diante dessas acusações, a SAP-CE sempre reforçou que adota medidas solicitadas pelo Poder Judiciário, inclusive com o afastamento imediato de agentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário