quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Ceará registrou 251 homicídios no último mês de janeiro

Número é o mesmo registrado em janeiro de 2022 - Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza registraram aumento de 40,45%, apesar da redução ocorrida na Capital

Janeiro foi o primeiro mês do novo secretário da Segurança Pública Samuel Elânio

No primeiro mês da gestão do secretário da Segurança Pública Samuel Elânio, o Ceará registrou 251 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs, ou seja, homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios). O número de assassinatos registrados no Estado no último mês de janeiro é o mesmo registrado em janeiro de 2022 e está próximo à média mensal de homicídios de 2022, que foi de 247,5.
Os números foram divulgados nesta quarta-feira, 8, pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). A pasta já havia divulgado, na terça-feira, 7, que Fortaleza registrou 51 CVLIs em janeiro, o que foi o melhor resultado da Capital desde novembro de 2019. Foi uma redução de 22,7% em comparação com janeiro de 2022.
Apesar disso, nos demais municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, foi observado um aumento de 40,35% no número de CVLIs. O pior resultado foi registrado na Área Integrada de Segurança (AIS) 24, que engloba os municípios de Maranguape, Pacatuba e Guaiúba.
No último mês de janeiro, foram 20 CVLIs na região, contra 9 que haviam sido computados em janeiro de 2022. O pior cenário é observado em Guaiúba, que teve sete assassinatos nos primeiros 18 dias do ano — metade de todos os 14 homicídios registrados em todo o ano de 2022.
Já nos municípios do Interior, foi registrada uma pequena redução. Enquanto em janeiro de 2022, 128 homicídios haviam sido registrados nos municípios interioranos, neste ano, foram 120 homicídios. Destaque para a AIS 22 (onde estão Tauá, Quiterianópolis, Parambu, Arneiroz, Aiuaba, Catarina, Mombaça e Piquet Carneiro) que não registrou nenhum assassinato em janeiro.
A SSPDS também divulgou o número de mortos em intervenção policial. Em janeiro, foram oito casos. O Estado registrou 152 mortes em intervenção policial em 2022, o que dá uma média de 12,6 casos mensais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário