sábado, 25 de fevereiro de 2023

Iguatu tem quase 40 mil pessoas em situação de pobreza

 Quase metade da população

Com a divulgação do lançamento da Campanha da Fraternidade 2023 da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que, neste ano, traz o tema Fraternidade e Fome, com o lema bíblico “Dai-lhe vós mesmo de comer!”, a diocese de Iguatu divulgou na última quarta-feira, 22, o levantamento do mapa da pobreza que evidencia a desigualdade e potencializa a fome em 19 cidades da região.
Conforme os dados,  Iguatu tem 37.014 pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza até dezembro de 2022. Já nos 19 municípios, que compõem a área de atuação da diocese, são cerca de 252.448 pessoas. “É impossível não dizermos que por aqui não tem fome. É quase metade da população da nossa região”, afirmou o bispo diocesano Dom Geraldo Freire.
Os dados têm como fonte o Painel de Dados Abertos da Matriz de Informações Sociais no Portal do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Numa análise da mesma plataforma de dados pesquisadas, o número atual de pessoas em situação de pobreza e extrema pobreza no município de Iguatu só encontra paralelo no ano de 2015, quando chegou a 42.405. O levantamento foi extraído pela própria diocese de Iguatu e leva em consideração o público junto a plataforma do Cadastro Único, instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário