sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

Volume hídrico dos açudes Castanhão e Orós mais que dobra em menos de um ano

Através da Cogerh, o Estado planeja a operação dos seus reservatórios de acordo com os volumes registrados ao fim da quadra chuvosa

As reservas hídricas de dois dos três maiores açudes do Ceará mais que dobraram em comparação ao mesmo período do ano passado, são eles o açude Castanhão e Orós. Os dados são do monitoramento da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).
O reservatório do Castanhão, maior do Estado, registra atualmente 19,53% da capacidade total, volume superior aos 8% registrados nesta mesma data em 2022. Neste ano, o Castanhão teve um aporte de mais de 49 milhões de metros cúbicos.

Já o Orós, segundo maior reservatório do Ceará, registrou volume de 22,49% nesta mesma data em 2022. Hoje, o açude marca 45,36% da sua capacidade total. A bacia do Banabuiú, entretanto, ainda está em nível de alerta. Os repetidos cenários de seca no sertão central do Estado e a falta de chuvas expressivas dos últimos anos refletem no volume de 9,5% na região.
Através da Cogerh, o Estado planeja a operação dos seus reservatórios de acordo com os volumes registrados ao fim da quadra chuvosa.

Situação Hídrica do Estado - Em 2023, cinco reservatórios monitorados pela Cogerh já verteram. São eles: Tijuquinha, em Baturité, Muquém, em Cariús, Germinal, na cidade de Palmácia, Rosário, em Lavras da Mangabeira e Caldeirões, em Saboeiro.
O volume total acumulado no estado é de pouco mais de 30%. É o maior acúmulo dos últimos dez anos. Outros cinco reservatórios registram volume superior a 90% da capacidade e outros 69 marcam volume abaixo dos 30%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário