quarta-feira, 8 de março de 2023

Ceará tem o quinto maior índice de assassinato de mulheres do país

O estado fica atrás apenas de Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Mato Grosso

Ceará tem o quinto maior índice de assassinato de mulheres do país

O Ceará tem o quinto maior índice de assassinatos de mulheres no país, com uma taxa de homicídios por 100 mil habitantes em 5,5. O estado fica atrás apenas de Mato Grosso do Sul (8,3), Rondônia (7,6), Roraima (6,8) e Mato Grosso (5,8). Os números correspondem ao ano de 2022, segundo o Monitor da Violência.
Além disso, pelo menos três mulheres por semana foram vítimas das mais variadas formas de violência no Ceará no ano passado, conforme estudo da Rede de Observatórios da Segurança, lançado na última segunda-feira (6).
Em muitos casos as vítimas de agressões não denunciam os crimes à polícia, e o número real de casos de violência de gênero são bem maiores, aponta o estudo.
No Ceará, a maior parte das agressões foi cometida pelo cônjuge ou ex. Pelo menos seis ocorrências de feminicídios, no ano passado, foram motivadas por término de relacionamento. O estudo também aponta que pelo menos 31 mulheres foram vítimas de violência sexual no mesmo período.
Além disso, 28 foram vítimas de feminicídio, 27 vítimas de homicídio, 15 de tortura/cárcere privado/sequestro; 12 de agressão verbal/ameaça e 10 de transfeminicídio.

Violência em casa - A maior parte dos registros tem como autor da violência companheiros e ex-companheiros das vítimas. São eles os responsáveis por 75% dos casos de feminicídio. As principais motivações são brigas e términos de relacionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário