sábado, 11 de março de 2023

Chega a sete o número de açudes sangrando no Ceará - Saiba quais

Açude Junco é o sétimo açude a chegar a 100% da capacidade em março deste ano

Maiores reservatórios do Estado, Castanhão, Orós e Banabuiú seguem em nível estável

Açude do Junco é o sétimo neste início de março a registrar sangria

O açude Junco, no município de Granjeiro, no Cariri, entrou para a lista de reservatórios sangrando no Ceará neste sábado, 11. Os dados são do Portal Hidrológico, com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado (Cogerh).
Germinal, Tijuquinha, Valério, Itapajé, Quandú, e Acarape do Meio seguem sangrando desde essa sexta-feira, 10. Atualmente, a capacidade hídrica dos 157 maiores açudes do Ceará, monitorados em tempo real, está em 31,4% do volume total, situação avaliada como confortável em relação ao ano passado, quando os reservatórios tinham cerca de 21% da capacidade.
Maior açude do Brasil, o Castanhão continua estável nos 19,68%. A situação mais confortável entre os maiores reservatórios do Ceará é a do Orós, com 45,89%, enquanto o Banabuiú, com 8,92%, está em nível crítico há anos.
De acordo com dados divulgados no portal da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídrico (Funceme), choveu 39,2 milímetros (mm) neste começo de março, ante 203,4 mm do normal para todo o mês — historicamente, o de maior volume de chuvas mensais no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário