sábado, 15 de abril de 2023

Açude Castanhão chega a 30% da capacidade hídrica - Melhor volume em quase 10 anos

O pior momento do Açude Castanhão foi em 22 de fevereiro de 2018 quando estava com volume morto

O açude Castanhão, maior reservatório de água do Ceará, atingiu o seu melhor volume em quase dez anos nesta última sexta-feira (14). Em meio a uma boa quadra chuvosa, o açude chega a 30,19% da sua capacidade total. A última vez em que esteve em torno de 30% foi em outubro de 2014, quando já passava por uma queda contínua na quantidade de água armazenada.
O reservatório tem capacidade para acumular 6,7 bilhões de metros cúbicos (m³) de água.
O pior momento do Açude Castanhão foi em 22 de fevereiro de 2018 quando estava com volume morto. Seu volume na época estava apenas 2,08%.

O volume morto – também chamado de reserva técnica – é a água que fica abaixo do nível de captação dos reservatórios, que não foi programada para ser usada no dia a dia e funciona como “poupança” em caso de emergência. Não existe uma separação física entre a água do volume morto e a água do volume útil. É a mesma água, apenas em um nível mais profundo.
Segundo dados do Ministério da Integração Nacional, o Castanhão é o maior reservatório público do país para múltiplos usos. Concluído em 2003, sua barragem fica localizada no município de Alto Santo e constitui importante reserva estratégica de água. É utilizado para irrigação, abastecimento urbano, piscicultura e regularização da vazão do Rio Jaguaribe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário