quarta-feira, 12 de abril de 2023

MP reforça pedido de condenação a blogueiro cearense procurado por tentar explodir bomba em Brasília

Wellington Macedo de Souza, 47 anos, foi assessor da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos entre fevereiro e outubro de 2019

Ele é réu por planejar a explosão de um caminhão de combustível em Brasília, em dezembro de 2022

Wellington Macedo de Souza é um dos responsáveis por arquitetar os atentados antidemocráticos em Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) reforçou o pedido de condenação do blogueiro cearense Wellington Macedo de Souza, de 47 anos. Ele é um dos três acusados de envolvimento na tentativa de explosão de uma bomba instalada em um caminhão-tanque de combustível, nos arredores do aeroporto de Brasília, em dezembro do ano passado.
As alegações finais apresentadas pelo órgão ministerial são a etapa final da instrução em um processo judicial, que antecede a sentença. Dos três envolvidos, dois se entregaram à Polícia, mas o cearense segue foragido há mais de três meses.
Os réus respondem na Justiça pelo crime de explosão, quando se expõe “a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, mediante explosão, arremesso ou simples colocação de engenho de dinamite ou de substância de efeitos análogos”.
O MP explicou que a pena é de 3 a 6 anos de prisão e multa. O MPDFT pede o aumento da pena em 1/3, já que o crime foi cometido tendo como alvo depósito de combustível.

Notícias alinhadas com o bolsonarismo - Natural de Sobral, Wellington Macedo foi assessor da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Ele teve um cargo comissionado na Diretoria de Promoção e Fortalecimento de Direitos da Criança e do Adolescente entre fevereiro a outubro de 2019.
Wellington Macedo começou a trabalhar no meio da comunicação cobrindo notícias da região norte do Ceará. Em 2018, passou a publicar notícias alinhadas com o bolsonarismo.
No mesmo ano, o blogueiro foi alvo de, pelo menos, 59 ações por danos morais movidas por diretores de escolas do município Sobral, no interior do Ceará, por conta da série de reportagens "Educação do Mal".
Na produção dividida em quatro reportagens veiculadas em seu canal no Youtube, Wellington acusava o município de Sobral de um suposto esquema de fraudes para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na cidade.
O blogueiro cearense teve um cargo no governo Bolsonaro e pediu dinheiro pelas redes sociais para se esconder da polícia quando já estava foragido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário