domingo, 21 de maio de 2023

Surfista brasileiro é tornado venerável pelo Vaticano e fica mais perto de beatificação

As virtudes do surfista, médico e seminarista Guido Schäffer, nascido no Rio de Janeiro, o tornaram venerável através da promulgação do Decreto do Dicastério das Causas dos Santos, neste sábado

É a etapa que antecede a beatificação

O surfista, médico e seminarista foi tornado venerável pelo Vaticano neste sábado

O Vaticano reconheceu neste sábado, 20, as virtudes heróicas de Guido Schäffer, médico, surfista e seminarista nascido no Rio de Janeiro. Com a medida, ele se torna venerável através da promulgação do Decreto do Dicastério das Causas dos Santos, que é a etapa anterior à beatificação. A virtude heróica é, na tradição católica, uma série de requisitos de exemplaridade de vida. 
A beatificação é uma das etapas de reconhecimento da Igreja Católica em relação à santidade de uma pessoa. Numa sequência, a canonização é a etapa final, quando ela é entendida e formalizada, de fato, como santa.

Quem foi Guido Schäffer

Guido nasceu em 22 de maio de 1974 em Volta Redonda, RJ. Depois de se formar em Medicina, ele ficou conhecido pelo cuidado com os pacientes com HIV e pelo trabalho em comunidades carentes.
Nos anos 2000, decidiu entrar para o seminário, mas ele não conseguiria concluir sua formação: em 2009, aos 34 anos, sofreu um acidente enquanto surfava - uma prancha o acertou na nuca, fazendo com que ele perdesse a consciência e se afogasse.
Faltavam poucos meses para que concluísse os estudos de teologia no Seminário Arquidiocesano de São José. A Guido são atribuídos milagres e curas. Seu processo de beatificação e canonização no Vaticano tramita desde 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário