terça-feira, 23 de maio de 2023

Vice-governadora do Ceará e secretária da saúde comentam crise no Hospital Regional de Iguatu

Está prevista a vinda do corpo técnico da pasta estadual para o próximo dia 26

Vice Gonvernadora Jade Romero

Em Iguatu, foi lançado no último sábado, 20, o ‘Plantão Saúde’, programa que pretende diminuir a espera por procedimentos cirúrgicos no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ceará lançou em abril a versão estadual do programa que conta com incentivos do Ministério da Saúde.
O momento ocorreu com a presença de representantes do governo estadual que comentaram a crise na saúde pública e o debate em torno da gestão do Hospital Regional de Iguatu (HRI).
Secretária de Saúde, Tania Mara Coelho confirmou. “O estado iniciou uma auditoria. Um processo cuidadoso. Estamos tomando as devidas providências para seguirmos o melhor caminho”.
Está prevista a vinda do corpo técnico da pasta estadual para o próximo dia 26. A expectativa é que os dados da auditoria sejam divulgados na ocasião. A vice-governadora Jade Romero (MDB) rechaçou que exista falta na aplicação de recursos e investimentos por parte do estado. “Não foi subfinanciamento. O estado fez todos os repasses. A auditoria vai detectar eventuais problemas de gestão desses recursos”.

‘Plantão Saúde’ - Na cidade o programa será realizado pelo Hospital e Maternidade Agenor Araújo (HMAA) “Casa de Saúde” que deve realizar mais de 1.600 procedimentos cirúrgicos. “Estamos trabalhando junto das superintendências nos procedimentos de maior demanda com aqueles que estão no sistema até o último dia 31 de janeiro. A população deve atualizar seu cadastro nas unidades de saúde. Os critérios atenderam a ordem cronológica de espera dos pacientes, e suas condições, priorizando idosos e crianças inscritas na fila do fastmedic”, disse Tânia Mara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário