quinta-feira, 6 de julho de 2023

13 cidades do CE têm mais eleitores do que habitantes registrados pelo Censo

Nas 13 cidades cearenses em que há mais eleitores do que moradores, Granjeiro, que é o menor município do estado, apresenta a maior discrepância entre os números, com 976 eleitores a mais do que o total de habitantes

Pessoas que residem em uma cidade, mas votam em outra podem explicar uma situação que foi constatada no Ceará com a divulgação do Censo Demográfico de 2022, no final de junho: 13 municípios cearenses têm mais eleitores do que habitantes, de acordo com os dados coletados no segundo semestre de 2022.
Foi cruzado os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram a quantidade de habitantes, com os dados publicados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), que apresentam o número de eleitores aptos a votar nas eleições de 2022, e encontrou essa diferença.
Essa disparidade, embora seja surpreendente, pode ocorrer por diversos fatores e não necessariamente indica erro ou ilegalidade.
Normalmente, não se espera que o número de eleitores de uma cidade seja maior do que o número de moradores.
Nas 13 cidades cearenses em que há mais eleitores do que moradores, Granjeiro, que é o menor município do estado, apresenta a maior discrepância entre os números, com 976 eleitores a mais do que o total de habitantes.
Segundo o Censo, Granjeiro tem uma população de 4.841 residentes, enquanto nas eleições de 2018 havia 5.817 eleitores aptos a votar.
Além de Granjeiro, as cidades de Antonina do Norte, Aratuba, Caridade, General Sampaio, Guaramiranga, Ibaretama, Ibicuitinga, Pacujá, Pereiro, São João do Jaguaribe, São Luís do Curu e Tarrafas também apresentam essa discrepância entre o número de eleitores e o número de habitantes.
No geral, essas são cidades pequenas, com menos de 12 mil habitantes, exceto Caridade, que possui 16,3 mil residentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário