quarta-feira, 16 de agosto de 2023

Policial militar é acusado de chegar embriagado em quartel no Ceará

O PM foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará, na esfera criminal, e passou a ser investigado pela CGD, em âmbito administrativo

O PM chegou a embarcar na viatura policial embriagado, com direção à sua área de patrulhamento

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário do Ceará (CGD), abriu uma investigação administrativa contra um subtenente da Polícia Militar do Ceará (PMCE), suspeito de chegar embriagado ao quartel. O PM já foi denunciado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) pelo crime.
Uma portaria foi publicada pela CGD, no Diário Oficial do Estado (DOE) da última segunda-feira (14), para instaurar um Conselho de Disciplina contra o policial militar Marcos Antônio Costa de Oliveira.
Segundo o documento, o PM foi preso em flagrante na noite de 1º de abril deste ano por se apresentar "para assumir o serviço no quartel do 11º Batalhão Policial Militar, localizado no município de Itapipoca/CE, com sintomas de haver ingerido bebida alcoólica, sendo autuado pela prática do crime tipificado no art. 202 (Embriaguez em serviço), do Código Penal Militar (CPM)".
O CPM prevê como crime "Embriagar-se o militar, quando em serviço, ou apresentar-se embriagado para prestá-lo", com pena de detenção de 6 meses a 2 anos.
Policiais militares que também estavam de serviço relataram ter presenciado o subtenente chegar no Batalhão com "comportamento alterado, devido ao suposto consumo de bebida alcoólica" e que o suspeito ainda convidou um colega de farda para consumir bebidas alcoólicas, após o expediente.
O subtenente Marcos Antônio chegou a embarcar na viatura policial, com direção à sua área de patrulhamento. A composição policial parou em uma lanchonete, onde o PM "se apresentou bastante alterado, pois dizia que se o seu pedido não chegasse logo ele não pagaria, tendo nesse momento o Centro de Operações Policiais Militares (COPOM) modulado e determinado que a viatura retornasse ao quartel", conforme a portaria da CGD.
Ainda conforme a Controladoria, um exame de Corpo de Delito para Verificação de Embriaguez foi realizado no policial militar e deu positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário