terça-feira, 26 de dezembro de 2023

Abrindo pré-quadra chuvosa - Dezembro é mês mais chuvoso desde maio

Sexto mês do ano é considerado "pós - estação", quando precipitação é menor, mas ainda comum - Dezembro teve mais chuvas em 25 dias que junho de 2023 inteiro

Dezembro de 2023 ainda não terminou, mas já teve mais chuvas que todo o mês de junho deste ano. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Segundo o calendário de chuvas da Fundação, o Ceará teve, em média, 29,2 mm de chuva em junho, mês da chamada pós-quadra chuvosa. O número é 22,13% abaixo do valor histórico, de 37,5 mm.  
Em dezembro, por sua vez, já foram 36,2 mm em 25 dias. O valor está 14,56% acima dos 31,6 mm de média histórica do mês completo.
Estes meses são os primeiros dos períodos fora da quadra chuvosa. Dezembro e janeiro são chamados de pré-estação. Os diferentes períodos do ano sofrem ação de sistemas meteorológicos distintos, cada um com um efeito sobre a quantidade de chuvas. Entendendo a quadra chuvosa, pré-quadra e pós-quadra. As divisões não ocorrem por acaso. Cada período tem características definidas por diferentes fenômenos meteorológicos, e precisam ser analisados de formas distintas.

Pré-quadra chuvosa - Entre dezembro de um ano e janeiro do ano seguinte acontece a pré-estação de chuvas. Neste período, a precipitação no Ceará é determinada por frentes frias vindas do Sul e pelos chamados vórtices ciclônicos. A primeira é a "borda" de uma massa de ar frio, que sai da Antártica em direção à Linha do Equador. Ela "empurra" o ar quente no caminho. Caso haja umidade o suficiente, isso gera chuvas. Vórtices ciclônicos são um movimento de ar circular e vertical, de formato parecido a um pneu de carro. Na parte externa, o vento quente e úmido sobe a dez quilômetros de altitude. Após perder umidade e temperatura, o ar desce pelo centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário