quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Seca afeta pastagens, causa morte de animais e preocupa agricultores em Cariri Oeste

Prefeituras se organizam para pedir ajuda ao governo estadual e federal, além de pedir decreto de situação de emergência

Animais se alimentando em pasto seco em zona rural do município de Várzea Alegre

Agricultores da região do Cariri Oeste, no Sul do Ceará, já vinham sofrendo com a falta de chuvas da pré-estação, que ocorreu entre dezembro e janeiro. As consequências da precipitação abaixo do esperado são perdas de pastagem, plantações e mortes de animais. Gestores das cidades da região se preocupam com a subsistência de quem vive da agricultura familiar caso o volume de chuvas permaneça o mesmo. O Ceará tem 45% de chances de chuvas abaixo da média nesta quadra chuvosa, conforme prognóstico da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).  
Já houve morte de animais em todos os sete municípios que compõem a região. A situação não é boa. Fazem parte da região oeste do Cariri os municípios de Campos Sales, Salitre, Assaré, Araripe, Potengi, Tarrafas e Antonina do Norte. Entre eles, dois já estão em situação de emergência devido à seca ou à estiagem decretada no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil: Campos Sales e Araripe. Ao todo, o Ceará tem 31 cidades em situação emergencial.
Todos os municípios de Cariri Oeste já têm distribuição de água para regiões afastadas por meio de carros-pipa fornecidos pelas próprias prefeituras. Os municípios também planejam procurar o governo Estadual e Federal para pedir ajuda.

Chuvas de janeiro no Cariri Oeste

Campos Sales - Normal: 99.1 > Observado: 45.6 > Desvio: -54

Salitre - Normal: 119.8 > Observado: 81.7 > Desvio: -31.8

Assaré - Normal: 106 > Observado: 23.6 > Desvio: -77.7

Araripe - Normal: 115 > Observado: 84 > Desvio: -26.9

Potengi - Normal: 116.5 > Observado: 77.1 > Desvio: -33.8

Tarrafas - Normal: 120.3 > Observado: 12 > Desvio: -90

Antonina do Norte - Normal: 94 > Observado: 17 > Desvio: -81.9

Fonte - Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário