sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Vereador e outro secretário municipal estavam em local da Chacina de Aracoiaba

O parlamentar conseguiu fugir dos tiros, enquanto o secretário saiu do sítio poucos minutos antes da matança - Outro secretário foi uma das quatro vítimas

Criminosos invadiram sítio onde estavam vítimas por parte de trás - onde tem um matagal que dá acesso a um rio

A Chacina de Aracoiaba, que deixou quatro pessoas mortas (entre as vítimas, um secretário municipal) em um sítio, no último sábado (17), poderia ter sido ainda maior: outras quatro pessoas estavam no local - inclusive um vereador pelo Município - e correram ou se esconderam dos criminosos. Outro secretário do Município deixou a fazenda poucos minutos antes da matança.
Os nomes dos sobreviventes serão preservados, já que são ouvidos na investigação da Polícia Civil do Ceará (PCCE) como testemunhas. As vítimas e outras pessoas se confraternizavam e ingeriam bebidas alcoólicas, na propriedade de Antônio Perecles Monteiro Ricardo, o 'Pequim', na localidade de Arraial Santa Isabel, desde a tarde de sábado.
Por volta de 20h30, um vereador por Aracoiaba e um secretário municipal receberam uma ligação do secretário de Obras Públicas e Mobilidade Urbana, Kennedy Guedes da Silva, para o encontrarem no sítio. E se deslocaram para lá, em 10 minutos.
Entretanto, o outro secretário municipal recebeu uma ligação da esposa e não permaneceu muito tempo no local, segundo as testemunhas. Enquanto o vereador se distanciou do grupo maior que estava no sítio para jogar sinuca e conversar com um amigo, por volta de 22h20. Logo depois, homens armados, encapuzados e vestidos com roupas pretas, invadiram a propriedade pela parte de trás do sítio - onde tem um matagal que dá acesso a um rio.
O vereador e o amigo conseguiram correr e fugir da ação criminosa, pela frente do sítio. O parlamentar afirmou à Polícia Civil que ficou com as pernas arranhadas porque precisou entrar em um matagal para se esconder. Já o outro homem disse que pulou a cerca do sítio para escapar dos tiros.
Os criminosos entraram no imóvel já atirando nos homens. Foram mortos a tiros Antônio Perecles, Kennedy da Silva (conhecido como 'Galego'), Mateus da Silva Bezerra e João Pedro Ricardo da Silva.
Duas mulheres que estavam no local, companheiras de 'Pequim' e Mateus, tentaram se esconder dentro do imóvel e foram "poupadas" pelos criminosos. Um deles chegou a apontar "tem uma mulher ali dentro", mas o comparsa respondeu "não, ninguém vai fazer nada com mulher, vamos embora".

MOTIVAÇÃO DO CRIME E PRISÃO DE SUSPEITO - A principal linha de investigação da Polícia Civil do Ceará é de que a chacina foi cometida por uma facção de origem cearense. O alvo principal do crime seria 'Pequim', que, segundo testemunhas, era suspeito de agiotagem (empréstimo ilegal de dinheiro a juros excessivos).
Um suspeito de participar da matança, identificado como Antônio Carlos Vinícius da Silva Passos, o 'Burrego', foi preso em flagrante pela Polícia Civil, em Baturité (cidade vizinha de Aracoiaba), na última segunda-feira (19).

Nenhum comentário:

Postar um comentário