segunda-feira, 15 de abril de 2024

Ceará atinge média de chuvas da quadra chuvosa a um mês e meio do fim do período

Acumulado de chuvas é de 613,3 mm, em dados atualizados pela Funceme nesta segunda-feira

De acordo com o Calendário de Chuvas, Ceará registra 613,6 milímetros observados, atingindo a média esperada para o período da quadra chuvosa

Com 613,3 milímetros (mm) já acumulados até a metade de abril, um mês e meio antes do fim da quadra chuvosa, que é contabilizada de fevereiro a maio, o Ceará atingiu e ultrapassou a média histórica esperada (609,2 mm) para o período de 2024. Os dados são do calendário de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), atualizado nesta segunda-feira (15). Analisando os meses, fevereiro registrou um número acima da média, com volume observado de 230,6 mm, sendo proporcionalmente o mês mais chuvoso do ano até agora no Ceará, com desvio de 90,1%. Em março, o valor observado esteve dentro da média, com 233,5 mm, configurando um desvio de 13,1% em relação ao volume esperado para o mês.
Até agora, os primeiros 15 dias de abril contam com volume em torno da média, com 149,5 milímetros observados. Em relação às chuvas do trimestre, observadas entre fevereiro e abril — período em que se concentra a maior parte da quadra chuvosa — o Ceará já ultrapassou a média esperada (518,5 mm) para o período observado. Em janeiro, o prognóstico climático da Funceme sobre o primeiro trimestre da quadra chuvosa apontava a probabilidade de 45% de chuvas abaixo da média no Ceará.
No dia 8 de abril, o órgão divulgou um novo prognóstico para o trimestre de abril a junho, que indica que o Ceará tem 30% de chances de chuvas abaixo da normalidade, 40% em torno da média e 30% acima da média. O Estado também conta com 65 açudes sangrando, de acordo com o Portal Hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), que monitora 157 açudes do Ceará. Grande parte dos reservatórios em sangria transbordaram no mês de abril, período em que cerca de 30 açudes atingiram a capacidade máxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário