terça-feira, 23 de abril de 2024

Dia de São Jorge - Conheça a história do santo e veja oração

São Jorge é considerado mundialmente como o protetor de escoteiros mirins, soldados e cavaleiros - Conheça a história do santo guerreiro e veja sua oração

São Jorge salvou uma cidade da Capadócia de um dragão

Dia 23 de abril é celebrado o dia de São Jorge, tanto pela Igreja Católica quanto pela Ortodoxa. Os festejos acontecem em diversas regiões do Brasil e trazem consigo o sincretismo religioso. A data foi escolhida porque marca o dia da morte do santo. São Jorge é considerado mundialmente como o protetor de escoteiros mirins, soldados e cavaleiros. Ele também é padroeiro de países como Inglaterra, Geórgia e Etiópia.

Dia de São Jorge - Conheça a história do santo - São Jorge é representado como um homem montado em um cavalo branco, empunhando uma lança na Igreja Católica. Embora não haja registros que confirmem a existência do santo, sua história é rodeada por lendas.
Ele teria nascido em uma família cristã na Capadócia e servido no exército romano. Jorge foi martirizado por não renunciar ao cristianismo e decapitado em 23 de abril em 303 d.C.. De acordo com uma das histórias mais conhecidas, São Jorge salvou uma cidade da Capadócia de um dragão que aterrorizava a população. O guerreiro enfrentou a criatura montado em seu cavalo branco e a matou após uma batalha.

Dia de São Jorge - Santo é padroeiro de onde > O santo é padroeiro de alguns países como da Etiópia, da Geórgia e da Inglaterra. No Brasil, São Jorge é o padroeiro, extraoficialmente, da cidade do Rio de Janeiro (título atribuído a São Sebastião). Ele também é padroeiro dos escoteiros, e da Cavalaria do Exército Brasileiro. A data é celebrada com missas, procissões, refeições especiais e eventos com as tradicionais feijoadas.
Além disso, ele inspirou diversas canções e possui profundas relações com times de futebol como o Corinthians.
São Jorge também é venerado em diversas religiões afro-brasileiras, como a Umbanda, onde é sincretizado na forma de Ogum.
A ligação do santo com a Lua é algo exclusivo do Brasil, com forte influência da cultura africana. Em estados como Pernambuco, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, o santo foi sincretizado a Ogum. Já na Bahia, sincretizado a Oxóssi. A tradição diz que as manchas vistas na Lua representam o santo, seu cavalo e sua espada, pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda. Na Umbanda, ele é considerado o soldado, guardião, o patrono dos exércitos, pois representa a luta e a vitória. No Candomblé, o orixá Oxóssi é Deus caçador, senhor da floresta e de todos os seres que nela habitam.

ORAÇÃO DE SÃO JORGE

Glorioso São Jorge, valoroso Soldado de Cristo, que mataste o dragão, ouvi meu apelo e apresentai minha prece ao Senhor Deus, Todo-Poderoso. Confiante em vossos méritos e em vosso poder, eu vos peço intrépido São Jorge a vossa proteção, abrindo os meus caminhos, aplainando as minhas estradas, afastando obstáculos aos meus passos. De noite ou de dia, não me falteis com o vosso socorro e a vossa assistência. Considerai a minha aflição, e vinde em meu socorro. (Faça aqui o seu pedido). Dai-me coragem e esperança, fortalecei minha fé e auxiliai-me nesta necessidade. Com o poder de Deus, de Jesus Cristo e do Divino Espírito Santo. Amém. São Jorge, rogai por nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário